Ética em discussão no Coren|SC

Com o objetivo de integrar e capacitar os representantes das Comissões de Ética de Enfermagem das instituições, fiscais e conselheiros, o Coren|SC promoveu em 10 de junho o Encontro Estadual das Comissões de Ética. “A ideia é propor uma reflexão sobre nosso desempenho e a relevância das questões éticas para o exercício profissional da enfermagem”, ressaltou a Enfª. Dra. Janete Elza Felisbino, coordenadora da Comissão de Ética do Coren|SC.

Todas as 24 Comissões de Ética de Santa Catarina enviaram seus representantes para participar das oficinas e debates relacionados ao tema. “É gratificante este aceite do convite, mostrar o interesse da discussão. Não basta apenas existir uma Comissão de Ética, é preciso pensar no nosso papel efetivo diariamente”, avaliou Janete.

Para a coordenadora, o trabalho das Comissões de Ética deve ser cada vez mais voltado à prevenção. “Não é para corrigir erros na prática profissional, mas evitá-los. Por isso, este encontro objetiva mostrar como deve trabalhar uma Comissão de Ética e qual o caminho para ter uma atuação efetiva dentro das instituições”, concluiu.

A presidente do Coren|SC, Enfª. Drª. Denise Elvira Pires de Pires, abriu o encontro com uma reflexão sobre qual o papel do profissional de Enfermagem na sociedade. Para Denise, a utilidade social e as responsabilidades de quem tem atribuição legal para o ofício da Enfermagem são questões de dimensão ética. “Falar de ética e falar de respeito, escolha e valores”, salientou.

O encontro teve ainda a participação da Enfª. Msc. Liete Francisco Marcelino, da Enfª. Dda. Dulcinéia Veras Ghizoni Schneider, da Enfª. Dra. Marta Inês Machado Verdi e da Enfª. Dra. Flávia Regina Souza Ramos, responsáveis pelas oficinas de sensibilização e estratégias de fortalecimento das comissões de ética de enfermagem. Os participantes também visitaram as dependências da nova sede do Coren/SC.

A expansão do número de Comissões de Ética é um das metas da Gestão Participação. O objetivo é que todas as instituições com mais de 20 trabalhadores de enfermagem tenham sua Comissão instituída. Saiba mais sobre o assunto no site do Coren/SC www.corensc.gov.br. No site você ainda poderá acessar a Série Cadernos Enfermagem e ver as legislações relacionadas ao exercício profissional.