Coren|SC se posiciona sobre Acolhimento com Classificação de Risco em Serviços de Emergência

A Enfermagem mais uma vez mostrou força de mobilização. O Coren|SC se manifestou publicamente sobre a matéria veiculada no jornal “A Notícia” em meados de agosto, na qual a Comissão de Direitos Humanos da OAB de Joinville questionou a atuação dos Enfermeiros no Hospital Materno-Infantil da cidade, que supostamente estariam fazendo triagem.

As ações se concentraram em 1º de Setembro. Nesta data, o Coren|SC encaminhou nota oficial à imprensa escrita, ressaltando “que os profissionais de Enfermagem não fazem triagem e nem diagnóstico que substitua o trabalho médico” e que “os(as) enfermeiros(as) participam, com a equipe de Enfermagem e de saúde, do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco que é uma tecnologia do Ministério da Saúde, fundamentada em padrões internacionais estabelecidos pelo Protocolo de Manchester”.

No mesmo dia, a assessora da Comissão Técnica do Coren|SC, Enfª. Maria Lígia dos Reis, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina no intervalo da sessão, onde ressaltou o posicionamento do Conselho sobre Avaliação e Classificação de Risco.

Em paralelo, a presidente do Coren|SC, Enfª. Drª. Denise Pires, se reuniu com o presidente da OAB-SC, Paulo Roberto de Borba. No encontro, o representante da Ordem dos Advogados afirmou não ter conhecimento sobre o fato e se propôs a abrir diálogo entre o Coren|SC, a seccional de Joinville da OAB e a Comissão de Direitos Humanos de Joinville para esclarecimento do fato. O presidente da OAB-SC afirmou ainda compreender a posição dos profissionais de Enfermagem. Ficou acertada outra reunião entre as partes em 24 de setembro.

Em Joinville, as conselheiras Maria Lígia dos Reis e Rosilda Veríssimo Silva participaram de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville. O encontro teve a participação de enfermeiros classificadores e autoridades da área de saúde de Joinville, e novamente abriu-se o diálogo sobre a atuação dos Enfermeiros que, enquanto membro da equipe técnica, tem autonomia para tomar decisões de maior complexidade conforme o Parecer nº 01/2009 da Câmara Técnica do Coren|SC.

foto1_manchester

foto2_manchester