Coren|SC participa de evento sobre humanização do parto

Representado pela conselheira Silvana Maria Pereira, o Coren|SC participou no final de novembro da III Conferência Internacional Sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizado em Brasília. O evento, organizado pela REHUNA (Rede pela Humanização do Parto e Nascimento), abordou a temática dos direitos humanos das mulheres, em especial no que tange ao nascimento e parto.

A conselheira apresentou o pôster “Parto e Nascimento sob a ótica das teorias feministas”, em co-autoria com a professora Joana Maria Pedro. A representante do Coren|SC ressalta a interdisciplinaridade do debate, com a participação de profissionais de diversas áreas como sociologia e de antropologia, além de representantes do setor saúde. “Destaco a participação de usuárias dos sistemas de saúde em distintas mesas para dar seu depoimento sobre suas experiências vivenciadas no momento do parto. Várias enfermeiras obstetras e alunas de Santa Catarina estavam presentes”, diz.

A conferência de abertura, em 26 de novembro, foi proferida pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A primeira mesa redonda, ainda no dia 26, teve a participação de representantes de Chile, México, Peru, Bolívia e Brasil. “Foi um momento de reflexão teórica e prática sobre um aspecto muito importante no contexto da América Latina”, lembra Silvana.

Outros momentos marcantes foram as discussões sobre “Estudos comparativos de locais de parto”, com a participação da pesquisadora canadense Helen Hodnett, a mesa redonda “Violência Institucional na Atenção Obstétrica”, e as palestras “A Saúde da Mulher no Mundo” e “Desafios para a Humanização do Parto e Nascimento no Século XXI”.

2_humanizacao_parto_16_12

3_humanizacao_parto_16_12