Coren|SC define metas para 2011

O ano de 2011 será de importantes desafios para o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. “Realizamos um planejamento claro e estamos determinados a cumprir as metas estabelecidas para atingir o objetivo de manutenção e aperfeiçoamento de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficaz, voltada para as necessidades da categoria da Enfermagem”, aponta a presidente do Coren|SC, Enfª Dra. Denise Pires, da Gestão Participação (2008-2011). Durante parte do planejamento do Coren|SC estiveram presentes a presidente da ABEn-SC, Maristela Assumpção de Azevedo, e a diretora do SindSaúde, Mara Regina Joaquim Garcia, o que possibilitou o estreitamento de relações e decisão de ações conjuntas.

Confira alguns destaques do planejamento:

Atendimento de qualidade

Qualificar ainda mais o atendimento às/aos profissionais de Enfermagem é meta fundamental. Para tanto, o Coren|SC já realizou, no início de janeiro, uma capacitação de todos os envolvidos no atendimento profissional, visando a implantação do novo sistema descentralizado de concessão de inscrições e emissão de carteiras profissionais. Melhorias nas subseções de Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages e Caçador também estão na pauta de ações para 2011.

30 Horas

O Projeto de Lei 2295/2000, que estabelece a carga horária máxima de 30 horas semanais para profissionais de Enfermagem e está aguardando votação no plenário da Câmara dos Deputados, é uma das principais lutas deste ano. O Coren|SC está atuando em conjunto com o Cofen, Conselhos Regionais, ABEn-Nacional, ABEn-SC, SindSaúde e Sindprevs para conquistar a aprovação do projeto o mais rápido possível. “Nossa mobilização possibilitou muitos avanços em 2010. Agora temos que garantir que os novos deputados federais, que assumem em fevereiro, aprovem este direito da Enfermagem, que contribuirá para a prestação de cuidados seguros e de qualidade à população”, ressalta a presidente do Coren|SC.

Envolvimento da categoria

Qualificar os instrumentos de comunicação com a categoria, socializando informações, é outro destaque do planejamento do Coren|SC para 2011. A divulgação das ações do Coren|SC, através de boletins informativos, site do Conselho, que será remodelado, e para a imprensa em geral, será intensificada. Além disso, o Coren|SC vai editar um novo volume dos Cadernos de Enfermagem, que trazem mais informações para a categoria. O próximo volume deverá ter como tema a Saúde do Trabalhador.

Eleições em 2011

2011 também é um ano eleitoral no Conselho Regional de Enfermagem, por isso, a participação efetiva das/os profissionais será essencial. Conforme resolução do Cofen n° 367/2010 as eleições para a nova direção do Coren|SC serão realizadas no dia 11 de setembro. Informe-se sobre a legislação eleitoral clicando aqui http://site.portalcofen.gov.br/eleicoes

Semana Brasileira de Enfermagem

Em parceria com a ABEn-SC, o Coren|SC mais uma vez vai realizar uma intensa programação entre 12 e 20 de maio, na Semana Brasileira de Enfermagem. Outro momento importante será o Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem, promovido pela ABEn-SC e que contará com o apoio e participação do Coren|SC.

Fiscalização: aumento e qualificação

Durante todo o ano o Coren|SC vai desenvolver módulos do Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética, envolvendo profissionais ligados ao trabalho de fiscalização do Coren|SC.

Comissão de Ética

A meta é fortalecer e qualificar ainda mais a ação do Coren|SC na dimensão ética do trabalho.