Descentralização das inscrições e da emissão de carteiras agiliza processo

A partir de 1° de janeiro de 2011 entrou em vigor a resolução Cofen n° 372/2010, que estabeleceu novas normas administrativas para registro de títulos e concessão de inscrição às/aos profissionais de Enfermagem. Pela nova resolução, o Coren|SC, assim como os demais Conselhos Regionais, realizará todo o processo de análise dos títulos emitidos pelas instituições de ensino e emitirá as carteiras profissionais. A mudança pretende agilizar e aperfeiçoar o processo de emissão das carteiras.

A resolução também prevê o fim da emissão das carteiras provisórias a partir de 1° de janeiro de 2012. Sendo assim, é muito importante que as instituições de ensino agilizem o processo de emissão de diplomas e certificados necessários para o registro das/os profissionais.

Além disso, a nova norma estabelece outras mudanças positivas como a possibilidade de suspensão temporária da inscrição. A regulamentação do cancelamento de inscrição, que deve ser solicitado pelo profissional com comprovação do não exercício da profissão, de modo a não gerar dívidas com o sistema, é outro destaque.

O Coren|SC já realizou treinamento de todo seu quadro funcional, no período de 3 a 7 de janeiro, e está readaptando sua estrutura para atender o previsto na resolução e qualificar o atendimento.  “A nova resolução do Cofen é bastante positiva para as/os profissionais de Enfermagem, pois ao descentralizar a atividade de avaliação de documentos e impressão das carteiras profissionais permitirá, num futuro próximo, uma maior agilidade na entrega do documento à/ao profissional. Esperamos diminuir os erros e também o prazo de entrega”, afirma a Enfª Dra. Denise Pires, presidente do Coren|SC.