Eleições diretas para Conselho Municipal de Saúde

A participação de profissionais de Enfermagem nos Conselhos Municipais de Saúde é muito importante. Trata-se de um espaço de discussões e decisões essenciais para a saúde das populações das cidades catarinenses. No ano passado, no município de Curitibanos, uma ação coordenada pelo Coren|SC realizou eleições diretas para a escolha de representante da Enfermagem no Conselho de Saúde daquela cidade. “Foi um grande passo, um exemplo para os demais municípios catarinenses. A participação da categoria na escolha de representantes para os conselhos é uma forma democrática e que garante o maior envolvimento da categoria na escolha de quem representará a profissão”, ressalta a presidente do Coren|SC, Enfª Dra. Denise Pires.

A decisão de realizar eleições diretas para a escolha de representante da Enfermagem aconteceu em reunião no mês de agosto de 2009, em Curitibanos, com mais de 70 profissionais, entre técnicas/os, auxiliares e enfermeiras/os da rede pública e privada de saúde. Estiveram presentes a presidente do Coren|SC, Dra. Denise Pires, os conselheiros Gabriel Luckmann, Nelyr de Fátima Filipini e a enfermeira fiscal de Lages, Giana Poentini, além de representantes locais do SindSaúde e da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc).