Coren|SC participa de audiência com Ministro da Saúde

audiencia_ministro_saude_16_02

Em audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com o Secretário da Gestão Participativa, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, na segunda-feira, 14 de fevereiro, entidades nacionais da Enfermagem e representantes de Santa Catarina apresentaram as principais reivindicações da categoria atualmente. De acordo com a Enfermeira Silvana Maria Pereira, Conselheira que representou o Coren|SC na audiência, o Ministro foi bastante receptivo e demonstrou disposição em manter o Ministério da Saúde aberto ao diálogo com as entidades de Enfermagem, assim como com os outras profissões da saúde, para ouvir as questões específicas. A audiência teve articulação da Deputada e Enfermeira Ana Paula Lima (PT/SC).

Em relação à regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para a Enfermagem, o Ministro acolheu a solicitação de abertura de uma agenda emergencial para discussão do tema, deixando marcadas audiências com o Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e com a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Denise Motta Dau, para o próximo dia 24 de fevereiro. O Ministro ressaltou, também, a importância de retomar o contato com os líderes dos partidos políticos nesse momento de construção da pauta da Câmara dos Deputados, uma vez que o Projeto de Lei 2295/2000, que trata das 30 horas, encontra-se pronto para votação em plenário.

“O Ministro demonstrou que está ciente da importância das 30 horas, inclusive lembrando os fatos de 2010, quando já havia se posicionado a favor deste pleito da Enfermagem. Avalio como bastante positivo o resultado da audiência, pois creio que a partir dela daremos andamento às ações políticas necessárias para aprovar a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas, anseio de toda a Enfermagem brasileira”, explicou a Conselheira do Coren|SC. A representante do Coren|SC relembrou também o compromisso da presidenta Dilma Roussef, que assinou documento favorável enquanto ainda candidata, assim como ressaltou que 90% da categoria é composta por mulheres.

As representantes das entidades de Enfermagem propuseram que seja construída uma agenda positiva e ampla, que inclui, além da aprovação das 30 horas, temas como a formação profissional e autorização de abertura de novas escolas; condições de trabalho; educação continuada; e políticas assistenciais, como por exemplo o debate sobre o papel de cuidadores e o papel das equipes de PSF. Estiveram na audiência, além do Coren|SC, a Deputada Ana Paula Lima (PT/SC), a vice-presidente da ABEn-SC, Enfª Drª Ana Kirchoff, a Conselheira do Cofen, Enfª Ivone Martini, a diretora da ABEn Nacional, Enfª Drª Emiko Egry, e a presidente da Federação Nacional da(o)s Enfermeira(o)s (FNE), Enfª Solange Caetano.