Coren|SC participa do I Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem

Nos próximos dias 14 e 15 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, acontece o I Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção de Santa Catarina (ABEn-SC) e pelo Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Mais de 800 participantes estão sendo esperados para discutir e refletir sobre o uso de uma metodologia de trabalho no cotidiano da prática profissional de Enfermagem. A Resolução n° 358/2009, do Conselho Federal de Enfermagem, que dispõe sobre a sistematização da assistência de Enfermagem e a implementação do processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, será um dos focos. O evento tem o apoio do Coren|SC, Udesc e Fapesc.

A Enfª Drª Denise Pires, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina – Coren|SC, fará a palestra de abertura, no dia 14, a partir das 9 horas, com o tema “A SAE como instrumento de Processo de Trabalho do Enfermeiro”. De acordo com a Drª Denise Pires, discutir sistematização da assistência de Enfermagem é fundamental para instrumentalizar enfermeiras/os para prestar cuidados de enfermagem com maior segurança e melhor qualidade. A mesa de abertura terá coordenação da Enfª Drª Ana Lúcia Cardoso Kirchhof, vice-presidente da ABEn-SC.

No primeiro dia ainda acontecem palestras sobre: “SAE: conceitos e aplicabilidade”, com a Enfª Msc. Maritê Inês Argenta, Professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Conselheira do Coren|SC; “Uso da Informática na aplicação da SAE”, com a Esp. Vera Lúcia Mendes Dias, Enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); e “Raciocínio Clínico/Julgamento Crítico”, com a Enfª Drª Shirlene Pavelqueires, Professora da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA/SP). Para programação dos dois dias também estão previstos relatos de experiência de implantação da SAE, pôsters e mini-cursos.