72ª Semana Brasileira de Enfermagem começa nesta quinta, 12

Nesta quinta-feira, 12 de maio, Dia Internacional da/o Enfermeira/o, começa a 72ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela ABEn-SC em parceria com o Coren|SC, Escolas Técnicas de Enfermagem, Serviços de Enfermagem das Instituições de Saúde e Universidades. Neste ano, a semana tem como tema “Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação”. Ao todo serão mais de 150 eventos por todo Estado, entre palestras, mini-cursos, simpósios etc.

A abertura oficial será às 19h no auditório da Fecomércio (Rua Felipe Schmidt, 785, Centro, Florianópolis) e marcará, também, o lançamento do selo comemorativo aos 50 anos da ABEn-SC. Pela manhã, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, haverá um encontro com os estudantes de graduação e espaço para manifestação das entidades da Enfermagem, promovido pela Enfermeira e Deputada Ana Paula Lima (PT-SC).

A Semana Brasileira de Enfermagem é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio em todo o país e foi idealizada em 1940 pela Enfª. Laís Netto dos Reys, Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, do Rio de Janeiro. O dia 12 comemora o nascimento de Florence Nightingale e é reconhecido mundialmente como Dia Internacional da Enfermeira. Já no dia 20 de maio, é lembrada a data de falecimento da enfermeira brasileira Anna Nery e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Em 1960, o então Presidente da Republica Juscelino Kubitschek assinou o Decreto Lei 48.202, reconhecendo o período como alusivo às celebrações da Semana de Enfermagem.

Clique aqui e confira a programação completa da 72ª Semana Brasileira de Enfermagem.