“Construindo uma cultura Ética nas instituições” é tema de palestra no ll Encontro Estadual de Comissões de Ética de Enfermagem

DSC09841Enfermeira Lygia Paim falou sobre “cultura ética no serviço de saúde”

A Enfa. Dra. Lygia Paim deu inicio aos trabalhos pedagógicos do ll Encontro Estadual de Comissões de Ética de Enfermagem, nesta segunda-feira, 13, proferindo palestra com o tema “Construindo uma cultura Ética nas instituições”. A mesa foi coordenada pela Enfermeira Fiscal do CorenlSC Mariana Zabotti da Silva.

A Enfa. Lygia, que nasceu na Bahia e estudou na Escola Anna Nery, no Rio de Janeiro, compartilhou suas experiências de mais de 50 anos de serviços prestados à Enfermagem brasileira. Em sua fala, trouxe reflexões sobre o fazer da Enfermagem e suas implicações éticas no dia-a-dia das instituições de saúde e nas relações entre os profissionais e o paciente.

“O viver singular está ligado ao viver plural. Não há como separar o que sou no cotidiano do que sou no meu trabalho”, explicou. A Enfermeira, que também compõe a Câmara Técnica do Conselho Federal de Enfermagem, Cofen, também orientou os profissionais presentes a conviver com as dificuldades do trabalho e aprender a resolver o que os desagrada, no intuito de melhorar a relação com os colegas e usuários dos serviços de saúde.