Coren/SC pede contratação de mais profissionais de Enfermagem nos Hospitais Tereza Ramos e Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages

Hospital Tereza Ramos

A subseção do Coren/SC de Lages, depois de visitas de fiscalização no Hospital Tereza Ramos, realizada pelas Enfermeiras Fiscais Lilian Farias Heinzen e Giana Poetini, notificou a instituição para que sejam contratados mais 34 profissionais de Enfermagem, tendo em vista que o quadro não cumpre hoje o estabelecido em lei. Como a instituição, gerenciada pelo Estado de Santa Catarina, não cumpriu o previsto na notificação dentro do prazo estipulado, o Departamento Jurídico do Coren/SC encaminhou ação civil pública e, no dia 8 de fevereiro, foi realizada audiência na Justiça Federal de Lages.

Na audiência, as Enfermeiras Fiscais Giana Poetini e Izabel Bezerra Cabral, testemunhas no processo, explicaram ao juiz a necessidade da presença de Enfermeiros em cada ala específica do hospital, uma vez que se trata de hospital de grande porte, com 206 leitos ativos e taxa de ocupação de 80%. Além disso, o Hospital Tereza Ramos é também hospital referência para gestação de alto risco, queimados e oncologia.

O juiz determinou que Estado de Santa Catarina apresente novos documentos em 15 dias. O Coren/SC segue acompanhando o trâmite da ação e buscando a regularização da situação, na perspectiva de cumprimento da legislação, da valorização dos profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares) e da qualificação constante da assistência à população de Santa Catarina.

Hospital Nossa Senhora dos Prazeres

No dia 10 de fevereiro, a equipe de fiscalização realizou visita de retorno no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, também em Lages, para avaliar se haviam sido cumpridas diversas notificações emitidas pelo Coren/SC em relação à insuficiência de profissionais de Enfermagem na instituição. Trata-se de um hospital com 184 leitos, de referência na região em urgência e emergência, com taxa de ocupação de 88%. Como a equipe de fiscalização não encontrou o cumprimento das notificações pela instituição, ou seja, a contratação de mais profissionais, o caso será enviado ao Departamento de Fiscalização para análise e posterior encaminhamento ao Departamento Jurídico do Conselho de Enfermagem.

Confira matéria exibida pela RBS TV sobre ações do Coren/SC que cobram contratação de profissionais em Lages