Confira: Fórum Nacional 30 horas Já define calendário de ações para pressionar aprovação do PL 2295/2000

519(1)

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, as entidades que compõem o Fórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem unida por um objetivo (FNE, ABEn, Cofen, CNTS, CUT/CNTSS, ANATEN e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem) reuniram-se em Brasília e definiram um calendário de mobilizações em defesa de condições de trabalho para a Enfermagem, com pressão sobre a Câmara dos Deputados e o Governo Federal para aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada da categoria. A Enfª Dra Denise Pires, da direção do Coren/SC, que participou da reunião como representante do Cofen no Fórum, destaca que o envolvimento de todos é fundamental pois ainda há resistências nos setores público e privado.

Calendário de mobilizações

Pelo calendário, o mês de março, mês das comemorações do Dia Internacional da Mulher, foi definido como um momento de realização de audiências públicas sobre as 30 horas nos Estados, em Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas, mobilização da categoria e distribuição de carta à população, entre outras ações. Em abril, mês do Dia Mundial da Saúde, uma grande mobilização da Enfermagem deve acontecer em Brasília no dia 11. Também foram definidas ações para maio, durante as programações da Semana Brasileira de Enfermagem.

Na quarta-feira, 15 de fevereiro, em audiência com a Secretaria Geral da Presidência da República as entidades levaram ao Governo Federal, novamente, a demanda da aprovação imediata do PL 2295/2000, uma luta da Enfermagem que já dura mais de uma década e que, no ano passado, mostrou sua força numa grande mobilização durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Confira informações aqui.

Outra agenda já marcada pelo Fórum é uma audiência com o presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, Deputado Federal Vitor Paulo, que vai acontecer na quinta-feira, 16. A Comissão é parceira da mobilização da Enfermagem e já realizou audiências públicas sobre o tema em 2011.

Fórum 30 horas Já em SC

As entidades catarinenses Coren/SC, ABEn-SC, Sindprevs, SindSaúde e Federação da Saúde se reúnem na sexta-feira, 17, às 9h30, na sede do Coren/SC, em Florianópolis, para encaminhar a formalização do Fórum 30 horas Já em Santa Catarina. Em Reunião Ordinária de Plenário, o Coren/SC já definiu os nomes dos Conselheiros que farão parte do Fórum aqui no Estado: Presidente Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, Secretária Enfª Dra Janete Elza Felisbino e Conselheira Téc. de Enfermagem Jaçany Borges Prudente, com apoio dos Conselheiros Enfº Msc Jacks Soratto, Téc de Enfermagem Rafaela Serpa e Téc. de Enfermagem Janara Caroline Ribeiro.