Florianópolis: entidades catarinenses cobram do Ministro da Saúde a aprovação imediata das 30 horas

foto2(6)

Ministro recebe a carta do presidente do SindSaúde, Pedro Paulo das Chagas, e da Presidente do Coren/SC Enfª Felipa R. Amadigi

foto1(4)

Enfº Jeferson Rodrigues, representante da Dep. Est. Ana Paula Lima; Enfª Helga Bresciani; vice-presidente da ABEn Nacional; Enfª Janete Elza Felisbino, Secretária do Coren/SC; Ministro Alexandre Padilha; Ministra Ideli Salvatti; e Presidente doCoren/SC, Enfª Felipa Rafaela Amadigi

Aproveitando a passagem do Ministro da Saúde Alexandre Padilha por Florianópolis, na quinta-feira, 16 de fevereiro, as direções do Coren/SC, ABEn-SC, SindSaúde-SC e SindPrevs-SC entregaram carta cobrando a imediata aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta as 30 horas semanais para a Enfermagem. Confira a íntegra da carta abaixo:

*Carta ao Ministro:
Florianópolis, 16 de fevereiro de 2012

Ao Exmo Sr. Ministro de Estado da Saúde
Sr. Alexandre Padilha
 Senhor Ministro,
A Enfermagem catarinense aproveita sua presença em nosso Estado para, mais uma vez, ressaltar a importância e a urgência da aprovação da JORNADA DE 30 HORAS SEMANAIS para a Enfermagem brasileira. Somos uma categoria que soma mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores da saúde no país, mais de 45 mil em Santa Catarina. Estamos nas 24 horas do dia, 365 dias por ano, inclusive em momentos como este, de Carnaval, na assistência à população, na execução das campanhas de saúde como esta que V. Exa. vem lançar aqui, em relação à prevenção à AIDS, no atendimento nas emergências e no cotidiano da assistência nas instituições e serviços de saúde, públicos e privados. A Enfermagem merece, Sr. Ministro, que sua jornada seja regulamentada. Há mais de uma década lutamos pela aprovação do PL 2295/2000, que está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. No final de 2011, em Brasília, na 14ª Conferência Nacional de Saúde, a Enfermagem mostrou a importância desta luta em uma mobilização que reuniu milhares de profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares). A mobilização da Enfermagem conquistou a aprovação pelos delegados da Conferência de uma moção de apoio à aprovação das 30 horas. No documento final da Conferência, da mesma forma, as 30 horas aparecem como imprescindíveis para a qualidade da assistência.
Lembramos, mais uma vez, que durante a campanha presidencial, em 2010, Vossa Exa. e a então candidata, hoje Presidenta da República Dilma Rousseff, assinaram documento a favor das 30 horas. Por isso, Sr. Ministro, a Enfermagem catarinense espera que, da parte do Governo Federal, haja sensibilidade e vontade política para atender a esta reivindicação justa da Enfermagem que, mais que um direito de categoria, significará um avanço na qualidade da assistência à população brasileira.
Respeitosamente,

Enfª Drª Felipa Rafaela Amadigi