Pesquisa retrata perfil da Enfermagem no Brasil e em Santa Catarina

Apresentação dos resultados do estudo será no dia 4 de agosto, às 14h, na Alesc

Maior categoria profissional da área da saúde, a Enfermagem é representada hoje por 1,8 milhão de profissionais em todo o país e mais de 50 mil em Santa Catarina. Para retratar o perfil desta categoria profissional, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e Corens de outras unidades federativas, desenvolveu pesquisa de campo ao longo dos anos de 2012 e 2013, ouvindo aproximadamente 36 mil profissionais de Enfermagem de todo o país. Trata-se do maior estudo sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina.

O estudo aponta desgaste profissional em 66% dos entrevistados e subsalários. O resultado da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil e em Santa Catarina será apresentado na próxima terça-feira (4 de agosto), às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no  Auditório Antonieta de Barros, Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis. Na oportunidade, também será lançado o selo comemorativo aos 40 anos do Coren/SC. Profissionais e estudantes de Enfermagem, gestores, autoridades políticas, sociedade e profissionais da imprensa estão convidados para o evento. O evento de lançamento, realizado pelo Coren/SC e Cofen, conta com o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em especial do Gabinete da Deputada Ana Paula Lima.

O Perfil da Enfermagem no Brasil apresenta as características da profissão com base nos seguintes aspectos: identificação socioeconômica; formação profissional; acesso à informação técnico-científica; mercado de trabalho; satisfação no trabalho e relacionamento; e participação sociopolítica. Os resultados detalham a situação da Enfermagem em âmbito nacional e regional, nas 27 unidades federativas.

“Os dados possibilitarão conhecer a realidade dos profissionais de Enfermagem do Brasil, visando aprimorar, cada vez mais, os serviços prestados por eles, além de fornecer informações para subsidiar a construção de políticas públicas voltadas para a categoria, o que beneficiará toda a sociedade”, esclareceu a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.

Lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem e selo comemorativo aos 40 anos do Coren/SC
Data: 4 de agosto
Horário: 14h
Local: Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), localizado na Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis.

Fonte: Cofen, Fiocruz e Coren/SC.