Curso desenvolverá competências para formar lideranças em Enfermagem

Para possibilitar aos profissionais de Enfermagem a reflexão crítica sobre a realidade política e institucional do trabalho em saúde e em Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e a Associação Brasileira de Enfermagem Santa Catarina (ABEn-SC) com apoio da Univali realizam o Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem.

A solenidade de abertura e a aula inaugural com a palestra “Panorama Nacional e Internacional da Enfermagem”, ministrada pela Enfermeira Dra. Angela Alvarez (Presidente da ABEn Nacional), será no dia 7 de agosto de 2015, às 14h, no Auditório 3, F2 da Univali em Itajaí, localizado na Rua Uruguai, 458, Centro, Itajaí.

A formação contemplará conteúdos para estimular os profissionais de Enfermagem a enfrentar de modo competente, criativo e sustentável, questões da prática profissional. Entre os assuntos abordados estarão: “Saúde como Direito da Cidadania”, “O cenário constitucional: potencialidades e limites”; “Lutas político-profissionais”; “Representação e Participação Social, Política e Profissional: importância, desafios e enfrentamentos”, “Gestão e Liderança em Saúde e em Enfermagem e SUS”; “Enfermagem: processo de trabalho e profissão”, “Gestão de Conflitos”, “Comunicação” e “Bases Ético-Profissionais: Código de Ética e Código de Processos Éticos da Enfermagem”.

O curso, que está na 4ª edição, será desenvolvido de forma gratuita em nove encontros até 16 de outubro na Univali em Itajaí. As outras edições tiveram como sede os municípios de Florianópolis (2011), Joinville (2013) e Blumenau (2014). “Nossa proposta é diversificar os locais de realização da Formação de Lideranças em Enfermagem para oportunizar a participação de estudantes e profissionais de Enfermagem de várias regiões”, ponderou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

As inscrições para o Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem já foram realizadas de forma on-line no período de 1º a 31 de julho.

tabela