Ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo reforçam divulgação sobre tratamento disponível na rede básica de saúde

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, no próximo sábado (29), ganham destaque as ações alusivas à data, especialmente informações sobre o tratamento disponível na rede básica de saúde para quem deseja parar de fumar. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam o tabagismo como a principal causa de dependência física, psicológica e comportamental.

Ainda de acordo com os registros do MS, o tabagismo também é a principal causa de doenças e mortes evitáveis. Por outro lado, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina informa que existe tratamento oferecido em Unidades Básicas de Saúde que incluem avaliação clínica individual, participação semanal em grupos terapêuticos e, se necessário, o uso de medicamentos.

A responsável pelo Setor de Tabagismo da Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis/DANT, Adriana Elias, lembra que o fumante, por ser um dependente químico, é alguém que, ao tentar deixar de fumar, irá se defrontar com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de um grande esforço até que finalmente consiga abandonar o fumo. E para isso, os serviços de saúde estão preparados para auxiliar nessa tarefa. “Apesar de ser um desafio, parar de fumar é determinante para a saúde, e o SUS pode ajudar”, frisa Adriana.

Segundo o Ministério da Saúde, o fumante está sujeito a mais de 2.450 doenças relacionadas ao tabaco. Na composição do cigarro e de outros produtos fumígenos existem substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas, que causam dependência.

Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao consumo de tabaco e seus derivados. O tabagismo também é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cerebrovascular e 25% dos óbitos por doenças coronárias.

Refletir sobre o papel do cigarro em sua vida, reconhecer que o tabagismo é uma dependência química e que faz mal à saúde são medidas essenciais para enfrentar o desafio de parar de fumar. Reduzir gradativamente a quantidade de cigarros consumidos por dia e evitar as circunstâncias que estimulam a vontade de fumar são outras atitudes fundamentais. “É imprescindível reconhecer quando é necessário procurar ajuda do serviço de saúde”, complementa Adriana Elias.

Para mais informações sobre o Programa Nacional de Combate ao Fumo, acesse o site do INCA.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina