II Jornada Catarinense de Estomaterapia

II JornadaO Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO), projeto de extensão da UFSC, promove a II Jornada Catarinense de Estomaterapia entre 9 e 11 de setembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O objetivo do evento é socializar conhecimentos para o atendimento qualificado e inserção social de pessoas estomizadas, com feridas e com incontinências.

Estarão presentes profissionais de Enfermagem com expertise em Estomaterapia, derenome internacional, como a Prof Dra Rita de Cássia Domanski, Prof Dra Eline Lima Borges e o Enfermeiro Estomaterapeuta Antonio Rangel.

A Prof. Dra Rita de Cássia Domansky é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1984). Especialista em Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências pela USP/SP (1998) e em Gestão Pública Hospitalar, pela Escola de Governo do Paraná/UEL (2010). Mestre em Enfermagem (2004) e Doutora em Enfermagem (2009), ambos em Enfermagem na Saúde do Adulto, pela Escola de Enfermagem da USP/SP. Atua como enfermeira no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. É professor-colaborador nos cursos de especialização enfermagem em estomaterapia da Universidade de São Paulo, Universidade de Taubaté, Universidade Federal de Minas Gerais, Unisinos e Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também é coordenadora adjunta. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Membro Titulado da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST, Membro Pleno do World Council of Enterostomal Therapists – WCET e Membro Associado da Wound Ostomy Continence Nursing – WOCN. Faz parte do conselho editorial da Revista Estima, da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incotinências. Atualmente é membro do Conselho Científico da SOBEST – Seção Paraná. Suas atividades concentram-se nos seguintes temas: estomaterapia: estomias, feridas, incontinência; qualidade de vida e gestão pública.

A Prof Dra Eline Lima Borges possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), Especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade de São Paulo-USP (1994), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2005). Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Subcoordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Saúde do Adulto e Idoso, Cuidado em Saúde e na Enfermagem, especialmente na área de prevenção e tratamento de lesão cutânea e assistência à pessoa com estomia intestinal ou urinária. Coordenadora do Curso de Especialização em Assistência de Enfermagem de Média e Alta Complexidade e área de Enfermagem em Estomaterapia.

O Enfermeiro Estomaterapeuta Antonio Rangel Possui graduação em Enfermagam pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Atualmente é Enfermeiro da ESF da Prefeitura Municipal de Curitiba, Professor convidado do curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Faz atendimento em domicilio em Tratamento de Feridas e Pé diabético. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, e Enfermagem em Estomaterapia e enfermagem em Podiatria Clinica, atuando principiante nos seguintes temas: pele e anatomia; fisiologia; pele, diabetes, podologia, tratamento de feridas.

Convidamos todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem e estudantes de enfermagem para participarem deste encontro, cuja programação inclui palestras e oficinas.

Faça sua inscrição pelo site: www.criativaw.com.br/gao/inscricao

Confira aqui a programação.

Fonte: Grupo de Apoio à Pessoa Ostimizada