Equipe do Coren/SC fala sobre inscrição profissional e mercado de trabalho para alunos do curso Técnico de Enfermagem da Escola Pró-Saúde

Um grande anseio de quem está se formando é sobre oportunidade de trabalho. Para falar sobre o mercado na área da Enfermagem e os pré-requisitos para ingressar legalmente na profissão, a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Fiscal Karla Barzan, e a Chefe do Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro do Conselho, Elaine Cristina da Silveira Nunes, foram convidadas para ministrar palestra para os alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Pró-Saúde. A atividade aconteceu em dois locais (Sesc e Maternidade Carmela Dutra, ambos em Floria
nópolis) para contemplar maior número de participantes.

“Para exercer a profissão, após a obtenção do título por uma escola regularmente habilitada, o profissional precisa inscrever-se no Conselho Regional de Enfermagem de sua área de atuação”, explicou a Enfermeira Fiscal Karla Barzan.

A obrigatoriedade do registro e inscrição profissional do Conselho Regional de Enfermagem/Conselho Federal está respaldada na legislação em vigor:

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – Artigos 5º, 22, 37 e 170.

Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 – artigos 2º, 20 e 23 – Regulamentação do Exercício da Enfermagem.

Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987 – artigos 1º e 15 – Regulamenta a Lei n° 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências.

Resolução Cofen nº 311/2007 – Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem.

Resolução Cofen nº 448/2013 – Normas administrativas para registro de títulos.

As palestrantes focaram nas atribuições de cada uma das categorias profissionais da Enfermagem, citando a Lei nº 7.498/1986, em especial os artigos 11, 12, 13 e 15.

A Chefe do Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro do Conselho, Elaine Cristina da Silveira Nunes, detalhou a documentação que necessita ser apresentada no momento da inscrição. “A inscrição só pode ser feita com apresentação de toda documentação. A relação completa de documentos e os valores podes ser conferidos no site do Coren/SC, menu Atendimento ao Profissional – Inscrição, Registro e Autorização”, explicou.

Em relação ao mercado de trabalho, a palestrante Karla Barzan citou dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem do Brasil. “A Pesquisa revelou que em Santa Catarina 39% dos profissionais de Enfermagem trabalham no setor público, 33% no setor privado, 22% em instituições filantrópicas e 6% em atividades de ensino”, enfatizou.

Karla frisou que as empresas que buscam profissionais de Enfermagem costumam publicar anúncios de oportunidade de trabalho no site do Coren/SC.

A estudante Eliane Beatriz de Souza Barardi considerou a palestra bastante esclarecedora e vê com bons olhos a inserção no mercado de trabalho. “Sou formada em Técnica de Nutrição. Resolvi fazer Técnico de Enfermagem por amar o cuidado de Enfermagem e também por vislumbrar melhor remuneração na profissão. Pretendo me especializar em instrumentação cirúrgica”, avaliou.

DSCN7171 DSC09389