Conselheira Elizimara Ferreira Siqueira fala sobre autonomia do Enfermeiro no Cuidado em Feridas durante Congresso Brasileiro

“Autonomia. A palavra originária do grego autos (próprio) + nômos (lei, regra, norma) significa poder da pessoa de tomar decisões que afetem sua vida. Autonomia, portanto, não depende do outro. É própria de cada um. No âmbito profissional, a autonomia precisa ser exercida dentro dos limites da competência e respaldada por legislação”, explicou a Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Elizimara Ferreira Siqueira durante Mesa-Redonda “Cuidados em Feridas: Autonomia do Enfermeiro” no V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas. O evento está sendo realizado de 24 a 27 de novembro em Florianópolis.

DSCN8212_c

A Conselheira destacou que, conforme Lei nº 7.498/1986, cabe privativamente ao Enfermeiro executar os cuidados de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas. E complementou que o Código de Ética estabelece como responsabilidade e dever: “avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem”.

Elizimara frisou que o cuidado de Enfermagem vai além da técnica do curativo; é preciso olhar o paciente na sua integralidade. A palestrante reiterou a importância da participação dos Técnicos e Auxiliares na Sistematização da Assistência de Enfermagem para o cuidado com feridas.

Também participaram da Mesa-Redonda a Enfermeira Carmen Lupi e a Enfermeira Mara Blanck (Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética).

A Conselheira Elizimara está representando a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, no Congresso, já que a Presidente participa da Assembleia dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

Na quinta-feira (26 de novembro), a Conselheira coordena a Mesa-Redonda “Práticas e Evidências na Atenção Básica: Como estamos fazendo?”, que contara com as palestrantes Gilmara Bastos (SC), Cilene Fernandes Soares (SC) e Renata Carou (RJ).

A programação completa do Congresso pode ser conferida aqui.