Coren/SC orienta profissionais do Hospital Infantil Joana de Gusmão para formar Comissão de Ética de Enfermagem

Cientes da importância da Comissão de Ética de Enfermagem na instituição, os profissionais de Enfermagem do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, estão se organizando para implantá-la.

A convite dos profissionais, a Presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, e a Enfermeira Fiscal Lívia Martins de Andrade Fortunato, orientaram a equipe de Enfermagem sobre as atribuições dos membros da Comissão e o passo a passo para formar a Comissão no Hospital Infantil.

“A Comissão de Ética de Enfermagem da instituição tem como principal competência divulgar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem; é uma ação principalmente educativa”, ponderou a Maria do Carmo.

A Gerente de Enfermagem do Hospital Infantil, Enfermeira Renata Celidonio Machado dos Santos, complementa: “a Comissão de Ética de Enfermagem desempenha função essencial para a gestão de conflitos relacionados à ética”.

Sobre o fluxo do processo de implantação da Comissão de Ética de Enfermagem na instituição, a Presidente da Comissão de Ética do Coren/SC destacou que compreende sete etapas:
1) Composição da Comissão de Regimento Interno;
2) Análise e aprovação do Regimento Interno da Comissão de Ética de Enfermagem na Comissão de Ética do Coren/SC;
3) Composição da Comissão Eleitoral;
4) Divulgação e Convocação da Eleição;
5) Eleição;
6) Resultado da Eleição;
7) Homologação da Comissão e Posse.

A equipe do Coren/SC detalhou sobre cada um dos passos e colocou-se à disposição para assessorar a equipe de Enfermagem na criação e manutenção das Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições.

A Enfermeira Fiscal do Coren/SC lembrou ainda que o Conselho lançou em 2014 publicação que orienta sobre implantação da Comissão de Ética de Enfermagem na instituição, disponível on-line.