Coren/SC repudia declarações do Padre Marcelo Rossi e reforça atuação dos profissionais de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) manifesta repúdio às declarações do Padre Marcelo Rossi durante entrevista à Rádio Globo no dia 12 de novembro. Os comentários do Padre demonstram desconhecimento à atuação das diferentes profissões da saúde.

O Coren/SC reforça que o trabalho em saúde é feito em equipe multiprofissional. Não existe profissão mais ou menos importante; todos têm conhecimento técnico-científico e trabalham com o mesmo objetivo: a saúde do usuário.

Em relação aos profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem), cabe ao Coren/SC destacar que é a profissão responsável pelo cuidado do paciente. Os profissionais de Enfermagem têm autonomia profissional, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

A Enfermagem consiste na maior força de trabalho em saúde no país, com 1,8 milhão de profissionais e representando cerca de 50% dos trabalhadores em saúde. Os profissionais de Enfermagem estão presentes nas unidades hospitalares nas 24 horas do dia e nos 365 dias do ano.