Coren/SC na luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya

A mobilização de todos é fundamental para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypt, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) reforça as orientações para o combate ao mosquito com essa ação interativa no site. Na campanha, produzida pelo Ministério da Saúde, o cursor do mouse se transforma em uma raquete mata-mosquito e ao matar o mosquito surge a mensagem: “Não adianta apenas matar o mosquito. Não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós”.

Para se reproduzir, o mosquito precisa de água parada. Então, a ordem é: eliminar locais que possam acumular água para evitar a reprodução.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
– Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
– Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
– Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya o zika vírus, procure uma unidade de saúde.

Fonte: Coren/SC com informações da Secretaria de Estado da Saúde