Profissional de Enfermagem Margareth Linhares Martins é homenageada pela Câmara Municipal de Florianópolis

DSC00242Um momento importante marcou a trajetória de uma profissional de Enfermagem no dia 15 de março. A professora aposentada e enfermeira Margareth Linhares Martins foi homenageada com a Medalha Professor João David Ferreira Lima, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis. A medalha tem como objetivo reconhecer profissionais que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior em Florianópolis.

Margareth Linhares Martins é graduada e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou principalmente na área de Enfermagem com ênfase em Estomaterapia e dedicou a maior parte de sua carreira a pessoas ostomizadas. Foi professora da UFSC entre 1979 e 2007 e, mesmo depois da aposentadoria, contribui com o projeto de extensão Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC). O GAO atua em prol de pessoas ostomizadas desde 1985, realizando pesquisas, prestando assistência e contribuindo com informações como referência nacional neste segmento. Além disso, trabalha com a capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem.

Contente com a homenagem, Margareth frisa que ser lembrada pelo trabalho prestado às pessoas ostomizadas é muito gratificante e representa a dedicação de todos os membros do GAO/UFSC que contribuíram para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. “O GAO foi responsável por muito do desenvolvimento das condições de vida das pessoas ostomizadas. Foi desenvolvida uma bolsa coletora de fezes e urina, com muita pesquisa do grupo e apoio da Associação Regional da Pessoa Ostomizada e da Associação Brasileira de Ostomizados, o que melhorou a qualidade de vida dos pacientes, que não tinham como descartar fezes e urina de forma adequada. Também contribuímos bastante com livros e publicações em geral especializados na área, sendo que antes a maioria da literatura utilizada como referência era internacional”, destaca Margareth.

DSC00228

Representando o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) a Presidente da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, ressalta a importância da homenagem para os profissionais de Enfermagem e afirma que o saber técnico-científico deve ser sempre valorizado. Entre os 27 homenageados na sessão solene, Margareth Linhares Martins era a única profissional de Enfermagem.