Trabalho elaborado no curso de Formação de Lideranças em Enfermagem é apresentado no 12º Congresso Internacional Rede Unida

img

O estudante Patrick Schneider no 12ºCongresso Internacional Rede Unida, em Campo Grande-MS

Refletir sobre o protagonismo e a liderança do enfermeiro recém-formado. Essa é a proposta de discussão do trabalho Enfrentamento de enfermeiro (a) líderes na primeira experiência profissional, elaborado por alunos do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) durante o curso de Formação de Lideranças em Enfermagem, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC).. O trabalho foi apresentado pelo acadêmico Patrick Schneider no 12º Congresso Internacional Rede Unida que aconteceu entre dias 21 e 24 de março, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Enfermagem Ana Luísa Pedron Bona, Anna Carolina Colautti, Geórgia Rosa Costa, Gisele Silva Lourenço, Maria Isabel Ozuna dos Santos, Mariana Mendes, Patrick Schneider e Priscila Rodrigues da Cunha. Segundo Patrick Schneider, os estudantes perceberam um distanciamento entre a formação e o desenvolvimento do papel de líder. Para o grupo, esse obstáculo existe pela falta de experiência do profissional recém-formado e pelo fato de, muitas vezes, se torna líder de uma equipe de Enfermagem com colaboradores mais experientes e com mais tempo de prática.

“Alguns momentos de conflito durante o curso foram bem gerenciados e serviram para o crescimento de enfermeiros e estudantes de Enfermagem. Isso instigou alguns alunos a desenvolverem o trabalho de conclusão de curso analisando a maneira que o enfermeiro recém-formado desenvolve seu protagonismo e como é aceito pela equipe”, afirma Patrick.

12065473_1084445504907248_5045221610102017108_n

A acadêmica Thiane Wosniak no 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em São Paulo

O trabalho foi apresentado aos demais alunos no último encontro do curso de Formação de Lideranças em Enfermagem e foi escolhido para a submissão no 12º Congresso Internacional Rede Unida, que teve como tema Diversidade sim, desigualdade não: pluralidade na invenção da vida. Patrick destaca que a ocasião permitiu apresentar, em âmbito nacional e internacional, a preocupação do Coren/SC com a formação profissional e a transformação em longo prazo da realidade da categoria a partir do investimento em capacitação, bem como igualar as falas e pensamentos com as demais regiões. “Ficou claro que temos capacidade e poderio para liderar, e que esta habilidade deve ser lapidada durante a graduação”, completa.

Priscila Rodrigues da Cunha, Técnica de Enfermagem e Conselheira do Coren/SC, está cursando Enfermagem na Univali e participou da elaboração do trabalho. Para ela, os cursos de graduação normalmente focam mais nas práticas da profissão e não abordam o protagonismo dos enfermeiros no trabalho em equipe. “Agora, os alunos têm aflorado um interesse maior na liderança. Percebi uma mudança muito grande depois do curso”, ressalta Priscila.

Em outubro de 2015, a acadêmica Thiane Wosniak participou do 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em São Paulo. Thiane apresentou o trabalho Relato de experiência: desenvolvimento de lideranças em Enfermagem, elaborado por ela e por Priscila Rodrigues da Cunha.

Sobre o curso

O curso de Formação de Lideranças em Enfermagem tem como objetivo promover reflexões críticas sobre a realidade política e institucional do trabalho em saúde e em Enfermagem. Ao todo, são nove encontros ministrados gratuitamente. O curso já teve como sede os municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí.