Cofen patrocina a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES

Cofen patrocina a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, que debaterá, em Curitiba, a saúde no cotidiano da sociedade e sua inserção nas políticas públicas

Os desafios de implementar políticas públicas de saúde, os conflitos entre interesses públicos e privados na área, a nova visão sobre as doenças crônicas e epidemias e o desenvolvimento de um plano de ação de políticas de promoção da saúde nas Américas serão alguns dos temas debatidos no Brasil em maio, quando o país receberá a 22ª edição da Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES.

O evento acontecerá em Curitiba/PR, de 22 a 26 de maio, organizado pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde–UIPES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva–Abrasco, com patrocínio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“Trata-se de um amplo fórum global que reunirá pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e equidade. Nossa proposta é compartilhar e discutir conhecimentos, práticas, resultados de pesquisas e políticas inovadoras em promoção da saúde, além de experiências avançadas nestes segmentos”, explica a coordenadora do evento, Simone Tetu Moysés.

A expectativa é receber no espaço do ExpoUnimed, no Teatro Positivo, cerca de 2 mil participantes de 70 países. O temário principal da conferência – Promovendo Saúde e Equidade– tem a programação estruturada em cinco subtemas: mudanças urbanas para fazer a diferença localmente, considerando as vozes emergentes; saúde em todas as políticas e ações intersetoriais (inovações em teoria, avaliação e pesquisa); caminhos para alcançar o desenvolvimento humano sustentável e saudável em uma escala global; imperativos éticos e culturais em intervenções que promovam a saúde e a equidade; e criando questões de pesquisa compartilhadas para reduzir a distância entre pesquisa e prática.

A programação da Conferência incluirá a apresentação de renomados palestrantes, inovadoras personalidades e representantes ativistas de diferentes setores da sociedade civil e setor privado como instituições governamentais, organizações internacionais, líderes de organizações comprometidas com a equidade e a promoção da saúde, ONGs e academia. Mais informações no site oficial do evento.

Sobre

Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES), configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. Esta é a primeira vez que o evento acontecerá no Brasil, onde a Política Nacional de Promoção da Saúde completará dez anos em 2016.

Serviço:

22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde UIPES 2016

Data: 22 a 26 de maio de 2016

Local: ExpoUnimed/Teatro Positivo – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial, Curitiba – PR, 81280-330

Inscrições e mais informações: www.iuhpeconference2016.com

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem