Conselheira Rosângela Borges da Silva conversa com acadêmicos de Enfermagem da Uniplac sobre papel dos Conselheiros do Coren/SC

FB_IMG_1461509915400Convidada pela professora Silvana Bortolozzo, da Uniplac, instituição com sede em Lages, a Conselheira Rosângela Borges da Silva participou de uma roda de conversa com os acadêmicos da 3ª fase sobre o papel do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e a função dos Conselheiros.

Autarquia federal com atuação em todo o Estado de Santa Catarina, o Coren/SC tem entre as principais atribuições: 1. Inscrição do profissional e registro de pessoas jurídicas; 2. Fiscalização do exercício ético-profissional; e 3. Tribunal ético.

“Aos Conselheiros competem: estabelecer as diretrizes de atuação do Coren/SC; colaborar com o Cofen no aprimoramento das normas disciplinadoras do exercício ético-profissional da Enfermagem; julgar os processos éticos, impondo as penalidades cabíveis e propor ao Cofen a aplicação da pena de cassação do exercício profissional, se for o caso; aprovar decisões, pareceres, planejamento e relatórios no âmbito do Coren/SC; deliberar sobre os pedidos de inscrição de profissionais de Enfermagem e de Registro de Pessoas Jurídicas; bem como homologar acordos e convênios”, explanou a Conselheira.

Os Conselheiros são eleitos pelos profissionais de Enfermagem para exercer a gestão do Conselho por três anos.

“Muitos perguntam sobre a obrigatoriedade do Coren/SC e ressalto para vocês que ter um Conselho é um avanço profissional. Caso contrário, a profissão poderia ser exercida por qualquer pessoa. Fato inadmissível para a Enfermagem que lida com vidas e precisa ter conhecimento técnico-científico. Ao mesmo tempo, as fiscalizações feitas pelo Conselho garantem que a Enfermagem seja exercida em conformidade com a legislação e por profissionais habilitados. O dimensionamento adequado dos profissionais de Enfermagem é um dos itens averiguados nas fiscalizações, conforme Resolução Cofen nº 293/2004”, citou Rosângela.

Para a professora Silvana Bortolozzo, a atividade foi bastante esclarecedora e certamente convidará a Conselheira para outras explanações.