Encontro de Enfermagem em Blumenau aborda SAE, Administração de Medicamentos e Núcleo de Segurança do Paciente

Com o tema Segurança do Paciente, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) iniciou nesta semana em Blumenau a 4ª edição do Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem.

Os Encontros estão sendo realizados em todas as regiões do Estado neste mês de maio e em junho. A atividade tem como público-alvo: Responsáveis Técnicos de Enfermagem, um profissional de Enfermagem de nível médio, um Enfermeiro da instituição e um membro do núcleo de segurança do paciente, indicados pelo RT. Todos deverão se inscrever on-line neste link, conforme a região.

“Instrumentalizar os profissionais de Enfermagem para assistência segura e de qualidade consiste no principal objetivos do Encontro”, ponderou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

DSCN9851A Presidente dividiu a coordenação da programação com a Enfermeira Ida Zoz de Souza. A atividade teve a participação do Conselheiro Jerry Schmitz e dos Enfermeiros Fiscais do Coren/SC – Subseção Blumenau.

A dupla abordou: núcleo de segurança do paciente, Sistematização da Assistência de Enfermagem para uma prática segura e oficinas sobre Administração de Medicamentos e Implantação do Protocolo de Segurança do Paciente.

Helga destacou como responsabilidades e deveres estabelecidos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: “Proteger pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde” e que a Sistematização da Assistência de Enfermagem melhora a qualidade e garante a continuidade do cuidado de Enfermagem, diminuindo os erros humanos. “A Sistematização garante o acesso à informação exata e oportuna. Sistematizar estimula o vínculo profissional-paciente; favorece a humanização; é ato seguro e resolutivo”, ponderou Bresciani.

A execução da Sistematização da Assistência de Enfermagem deve ser registrada formalmente. “Os registros efetuados pela equipe de Enfermagem têm a finalidade essencial de fornecer informações sobre a assistência prestada, assegurar a comunicação entre os membros da equipe de saúde, garantir a continuidade das informações nas 24 horas e a segurança na prestação da assistência, condição indispensável para a compreensão do paciente de modo global”, ressaltou Bresciani.

Em relação à Administração de Medicamentos, a Presidente destacou as nove certezas:

1. Usuário certo;
  2. Dose certa;
  3. Medicamento certo;
  4. Hora certa;
  5. Via certa.
  6. Anotação certa;
  7. Orientação ao paciente;
  8. Compatibilidade medicamentosa;
  9. O direito do paciente em recusar a medicação.

As apresentações “Sistematizar a Assistência de Enfermagem para uma Prática Segura” e “Administração de Medicamentos” já estão disponíveis no site do Coren/SC menu Biblioteca Virtual, submenu Apresentações. As demais estarão no site na próxima semana.

[unitegallery 4_Encontro_de_RT_Blumenau]