Presidente do Coren/SC fala sobre gestão de conflitos em oficina para profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal São José, de Joinville

Qual a postura profissional diante de situações de conflitos? O assunto foi pauta de oficina ministrada pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Enfermeira Msc. Helga Regina Bresciani, para os profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal São José, instituição com sede em Joinville.

Com dinâmicas, a Presidente levou os participantes a reflexão sobre o comportamento no ambiente de trabalho, traçou paralelos com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 311/2007) e resumiu os princípios fundamentais da profissão. “A Enfermagem tem que ter: cuidado com as pessoas; respeito aos direitos; reconhecimento da dignidade humana; e compartilhar saberes com o outro”, explanou a Presidente do Coren/SC.

A solução, segundo Bresciani, só é boa quando atende a todas as partes. “O conflito ocorre sempre que tem desacordo, mas é possível traçar alternativas convenientes para os envolvidos. É o que chamamos de solução ganha-ganha com análise das verdadeiras questões, eliminação dos motivos para continuar o conflito e reconciliação das diferenças”, citou.

A atividade no Hospital foi realizada a convite do Departamento de Serviço de Residência Médica, Ensino, Pesquisa e Treinamento da instituição. “Foi uma oficina muito esclarecedora, fornecendo respaldo legal para as nossas ações. Como muitos não conseguiram participar, estamos replicando as informações”, disse a Gerente de Enfermagem do Hospital, Enfermeira Alice Torres. “A oficina foi ótima. A Presidente deveria voltar novamente e certamente vamos convidá-la outras vezes”, avaliou a Enfermeira responsável pelos treinamentos do Hospital, Liliane da Luz.