Emoção na noite do Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem

A noite de 19 de maio foi marcada pela concretização de um antigo sonho para valorizar a profissão de Enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagemde Santa Catarina (Coren/SC) realizou a entrega do Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2016, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis.O evento foi marcado pela emoção de encontros e conversas entre profissionais que não se viam há muito tempo, além de integrar quem ainda não se conhecia. O objetivo do Prêmio é dar visibilidade às boas práticas exercidas nas diversas instituições de saúde, de ensino e das organizações representativas da Enfermagem do Estado.

Além dos premiados, as pioneiras do Coren/SC e seus familiares, e convidados, somando 230 pessoas, estiveram presentes representantes das entidades de Enfermagem, autoridades como o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Daniel Moutinho Júnior e a vice-presidente do CRCSC, Raquel de Cássia Souza Souto.

IMG_2989A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, destacou na sua fala que tal iniciativa “advém de resultado de Reunião Ordinária do Plenário e fortalece um dos eixos da proposição no planejamento do Conselho, qual seja a de valorização do exercício dos profissionais de Enfermagem na sociedade da qual fazem parte e ofertam seus serviços”.

Helga lembrou das características dos premiados, como profissionais reconhecidos em suas instituições: “Sabemos todos que ir além do exigido, em qualquer profissão, inclui empreendimento e para tal, muito desprendimento. Vale ponderar que há profissionais que não precisam ser estimulados externamente para o realce de seus atributos. Estes existem e se definem ao olhar o cotidiano para construir melhoramentos coletivos”.

A premiação foi entregue pelos conselheiros titulares e suplentes  do Coren/SC. As integrantes da Comissão Especial criada para avaliar os indicados, Daniella Farinella Jora (Senac) e Gisele Silva (Hospital Baía Sul), também ajudaram na organização da solenidade.

O Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2016 entrou no calendário oficial do Coren/SC, pois foi criado com o objetivo de homenagear anualmente os profissionais que conquistaram o reconhecimento de seus colegas, já que a indicação é feita pela própria instituição a qual são vinculados.Foram feitas mais inscrições do que o número de 40 premiados definidos no regulamento, por isso ocorreu um sorteio público que definiu os premiados da noite anterior.Os demais indicados que passaram pelos critérios de avaliação, mas não foram sorteados, receberão posteriormente Menção Honrosa pela indicação das instituições onde atuam.

Pioneiras – Entre as pioneiras do Conselho Regional de Enfermagem, as valorosas profissionais que ajudaram a criar a entidade, estiveram presentes Lydia Ignes Rossi Bub, Ottilie Hammes (Irmã Cacilda) e Solange Wink. Vindas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) com a experiência do associativismo, foram essas profissionais, junto com Gisela Burger, Helena Xavier, Ingrid Elsen, Maria Alba Monguilhott e RositaSaupe, que ofereceram seu tempo e se dedicaram na formação da primeira Diretoria do Coren/SC. Ao falar em nome de todas, Lydia Bub destacou alguns desafios dos primeiros passos, o apoio de outros conselhos da área da saúde e todo o histórico de união que já possuíam na ABEn. “Ser Enfermeira era meu sonho de adolescente, por isso sempre me dediquei muito à profissão e às causas de valorização”, disse ela.

IMG_5127Premiados – Dos 40 premiados, apenas uma não pode comparecer (veja lista abaixo) por motivos de saúde. Em nome dos Auxiliares de Enfermagem, Nelyr de Fátima Filipini agradeceu pelo reconhecimento e ressaltou a importância de ampliar  visibilidade às habilidades dos profissionais.

Angélica Gomes do Nascimento, do Hospital Baía Sul, ficou muito gratificada pelo reconhecimento dos colegas e disse que sente-se realizada com a profissão.

Ao falar em nome dos enfermeiros homenageados, a deputada federal Carmen Emilia Bonfa Zanott revelou sua emoção em poder estar junto de “mestres que eram sua referência na época de estudante, como a professora Lygia Paim”, que foi indicada pelo Coren/SC. “Avançamos muito como profissionais nas equipes de saúde, mas continuamos com lutas desafiadoras como o PL 2295 da regulamentação da jornada de 30 horas. É uma emoção estar aqui e ver reunida todas as categorias de Enfermagem que formam a grande massa que atua nas unidades de saúde”.

Ao final do evento, houve a apresentação do Sexteto Vozes ao Vento, de Blumenau, que tem como integrante o conselheiro do Coren/SC, Jerry Schmitz. Eles encantaram o público com músicas que também homenagearam as mães por conta do mês de maio. Por fim, todos os presentes foram brindados com um coquetel.

Premiados da edição 2016

Alessandro Vidal Carvalho (Técnico de Enfermagem)

Amalia Nader da Rocha (Enfermeira)

Amelia Vieira (Enfermeira)