Coren/SC participa das atividades do Hospital Hans Dieter de Joinville

A Semana da Enfermagem 2016 do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, ocorreu de 17 a 19 de maio, sendo que na cerimônia de abertura a diretora do Hospital Tânia Eberhardt citou a importância do cuidado com aqueles que cuidam. “Nosso objetivo é propor algo diferente a vocês e não ensiná-los o que vocês já sabem. Não vamos ensinar aqui a tratar de feridas, nós queremos tratar da alma das pessoas”, pontuou.

17mai_hansDiterNesse primeiro dia de eventos, ocorreu a palestra com a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, sobre a responsabilização profissional na utilização das mídias sociais. “Antes de publicar ou escrever textos nas redes, precisamos refletir se falaríamos isso olhando nos olhos das pessoas. Muitas falam o que querem atrás de um computador ou celular e não pensam sobre a responsabilização daquele ato”, refletiu Helga, contextualizando o tema com a rotina dos profissionais de Enfermagem nos hospitais e demais unidades de saúde.

Outras atividades – Após a abertura, deu-se início à atividade “Quem cuida do cuidador?”, realizada pelas convidadas Rita Froes (pedagoga) e Ester Madalena Bento (assistente social). A proposta foi realizar exercícios de relaxamento e respiração e atividades de reflexão acerca da saúde espiritual, emocional, profissional, intelectual, física e social de cada servidor.  Ao final da atividade, os servidores realizaram uma roda de conversa para exporem suas percepções. “Com o passar do tempo nós vamos amadurecendo e nos concentrando para não nos estressarmos à toa. Eu acho muito importante falar o que se pensa e o que se sente. Mas procuro não entrar em conflito, há maneiras de se falar algo”, exemplificou a enfermeira da Divisão de Qualidade Mara Lúcia Monteiro.

Ainda no dia 17, foram realizadas atividades como palestra sobre Saúde dos Pés com a enfermeira e podóloga Rosângela Schwarz, onde ela compartilhou informações sobre a Podologia no Brasil e as situações referentes à saúde dos pés, como calos, joanetes, unhas encravadas e pés diabéticos. Nos dias seguintes foram realizadas mais ações, como a Trilha da Dengue com a equipe de Vigilância Ambiental.Durante a tarde e à noite foram oferecidas oficinas de maquiagem e cuidados com a pele e beleza. No encerramento também foram oferecidas aos servidores palestras sobre ergonomia com o fisioterapeuta Robert Schubert e sobre dermatite associada à incontinência com a enfermeira Daniela Floriano.