Criciúma recebeu o 4º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem

Entre os sete encontros que estão ocorrendo pelo Estado com o tema “Segurança do Paciente”, um deles foi promovido em Criciúma no dia 11 de maio, no auditório da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As atividades recebem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e parceria com entidades representativas da Enfermagem, instituições de saúde e de ensino.

A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, junto com as fiscais Karla Rodrigues Barzan, Daiane Leandro Freitas e Edna Silva Camilo de Souza, sendo que as duas últimas atuam na região.

DSCN9967Os profissionais de Enfermagem puderam acompanhar a palestra da Enfermeira  Ida Zoz de Souza que abordou várias questões relacionadas aos cuidados centrados no paciente. A palestrante fez uma abordagem da RDC n° 63 de 2011, que apresenta os requisitos de boas práticas em serviços de saúde, enfatizando a importância das ações dos enfermeiros para manter o cliente seguro.

Conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Segurança ao Paciente, Santa Catarina contabilizou 1.409 notificações de acidentes adversos, de março de 2014 a novembro de 2015. As falhas mais cometidas estão relacionadas aos medicamentos. Atualmente, o Estado conta com quatro mil instituições que prestam serviços de saúde, incluindo 220 hospitais. Possui também 91 Núcleos cadastrados de Segurança ao Paciente.

Em seguida, os participantes ouviram a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, que apresentou informações sobre a profissão e trouxe para reflexão os princípios da legislação da Enfermagem, o Código de Ética dos Profissionais e as responsabilidades e deveres da profissão.

corteHelga destacou a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas instituições de saúde como forma de reorganizar as práticas da Enfermagem. “Para melhorar a segurança e a qualidade da assistência dos profissionais é importante que exista essa prática dentro das unidades, com equipes comunicando-se com eficiência, socializando o conhecimento e deixando registrados os apontamentos para que os procedimentos estejam sistematizados”, disse ela, lembrando sempre que o profissional de Enfermagem representa mais de 50% da equipe de saúde, portanto deve ser reconhecido e saber se valorizar.