Palestra na Unibave abordou integração entre ensino e serviço

IMG_20160523_202257435A Coordenadora da Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Ioná Vieira Bez Birolo, ministrou palestra sobre a integração entre o ensino e o mundo do trabalho na Unibave, campus de Orleans, durante a 77a Semana Brasileira de Enfermagem que teve atividades até o mês de junho.

Na plateia estavam dezenas de acadêmicos e professores do curso de Enfermagem, além de profissionais dos serviços de saúde de Orleans e de outras cidades da região.

Junto com a professora especialista Francielle L. de Freitas Gava, a conselheira Ioná, que é coordenadora Adjunta do curso de Enfermagem da Unesc,preparou uma apresentação fundamentada na legislação e nos desafios da prática para conseguir avanços necessários na implementação de uma política de articulação, que se evidencie um Sistema Único de Saúde (SUS) efetivamente formador, com uma grande transversalidade entre o ensino e o trabalho em saúde.

“Nossa aproximação com o mundo do trabalho, não pode mais corresponder a um ou outro “serviço de saúde” isoladamente, mas às redes de atenção e, mais do que isso, a sistemas locais de saúde”, disse ela, que complementou: A articulação entre o ensino e a formação, entre o mundo do trabalho e o mundo do conhecimento, terá que se tornar – como vem acontecendo – não apenas espaço de aplicação, mas objeto de análise”.

Na discussão sobre o papel de cada instituição, a conselheira Ioná aproveitou o ambiente acadêmico para abordar os desafios e quais propostas podem ser implementadas. Na palestra, ficou evidenciado que é necessário ser ampliado o debate sobre o projeto político-pedagógico da formação em saúde, incentivando o compromisso do ensino com o SUS. Além disso, deve ser estimulada a discussão entre as disciplinas que abordam Saúde Coletiva e o SUS nos diversos cursos da saúde, com o objetivo de planejar os conteúdos de forma integrada.