Como foi: Etapa Regional de Criciúma da 1a Conferência de Enfermagem

Nessa terça-feira, dia 5 de julho, em Criciúma, foi realizada a primeira de uma série de oito etapas regionais da 1a Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. Os participantes vieram de várias cidades do Sul do Estado atenderam o convite do Coren/SC para debater a profissão e construir propostas que possam servir de diretriz para as ações das organizações de Enfermagem no Estado. Clique aqui para visualizar as propostas aprovadas e Clique aqui para acompanhar como foi a avaliação da Etapa Criciúma.
DSCN0758Depois da abertura, que contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc), Cleber Ricardo Da Silva Cândido, representando os profissionais de Enfermagem de nível médio, e da pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, representando os enfermeiros, a presidente do Coren/SC Helga Bresciani detalhou os passos da Conferência, fez a leitura do Regimento e aprovou com os participantes o Regulamento desta etapa. A coordenadora adjunta da Relatoria, conselheira do Coren/SC Elizimara Ferreira Siqueira, também ajudou nos trabalhos.
Em seguida, ocorreu a apresentação dos professores da UFSC, enfermeiros Jorge Lorenzetti e Gelson Albuquerque, sobre as reflexões que fazem parte do documento norteador das discussões. Ao fazer uma explanação sobre o cenário internacional e nacional  e a Enfermagem catarinense, Lorenzetti destacou os desafios da valorização e como os profissionais devem estar organizados para fortalecer a categoria. Na continuação, Gelson detalhou as dimensões que poderiam ser discutidas pelos participantes para formular as propostas, abrangendo a formação, capacitação, gestão, papel social, entre outros. 
DSCN0779

Jorge Lorenzetti

DSCN0804

Gelson Albuquerque

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais tarde os participantes foram divididos em grupos para debater os eixos temáticos, que são seis: Os desafios da assistência de Enfermagem com qualidade; A formação de Enfermagem; Papel social da Enfermagem; Dimensionamento dos profissionais de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e Compromisso ético da Enfermagem.

No final da tarde ocorreu a plenária com todos os participantes para aprovação das propostas dos seis grupos e eleição dos delegados – divididos paritariamente entre profissionais de Enfermagem de nível médio e Enfermeiros – que irão para a etapa estadual nos dias 8 e 9 de novembro, em Florianópolis.
A presidente do Coren/SC Helga Bresciani avaliou como muito positivo o evento. “As discussões foram muito produtivas, pois tínhamos profissionais da atenção básica, da área hospitalar, da assistência, das universidades, enfim, acredito que foi enriquecedor para todos. As propostas que vieram dos grupos puderam ser avaliadas pela plenária e isso também revelou o amadurecimento dos participantes em conseguirem analisar a profissão como um todo e não apenas no seu dia a dia, seus desafios pessoais”, disse Bresciani.
Clique aqui para acompanhar como foi a avaliação da Etapa Criciúma.
[unitegallery Conferencia_de_Enfermagem_Criciuma]