Coren/SC participa do 64o Encontro de Secretarias Municipais de Saúde

Iniciou na manhã dessa quinta-feira (21 de julho), em Concórdia, o 64o Encontro de Secretarias Municipais de Saúde com uma pauta extensa de atividades, palestras e debates que vai até sexta-feira, dia 22. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, foi uma das palestrantes no período da tarde.

MesaAbertura

Promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC), o evento foi coordenado pelo presidente da entidade, Sidnei Bellé, da prefeitura de Caibi, e pela secretária municipal de saúde de Concórdia, Maria Cristina Berta.

Pela manhã foi realizada a reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), com a presença dos integrantes das Câmaras Técnicas do Cosems/SC e do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing. Foram discutidos temas relacionados à gestão de recursos, à operacionalização dos mutirões e das cirurgias eletivas.

Durante a tarde, a presidente do Cosems do Paraná, Cristiane Martins Pantaleão, secretária de saúde de Ubiratã, fez a apresentação do Cristiane_PNAB_2trabalho que o Grupo Técnico do Conasems está fazendo para a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). “Os gestores precisam mostrar à população que a atenção básica é resolutiva e pode contribuir muito para atender a maioria das demandas. É preciso integrar os sistemas de informação, implantar o acolhimento, fazer o monitoramento e avaliação de todos os processos, entre outros procedimentos que vão colocando a atenção básica como coordenadora do cuidado”, disse ela.

Em seguida, a presidente do Coren/SC fez uma explanação sobre a legislação vigente em relação às atribuições dos profissionais de Enfermagem. Ela destacou a importância da sistematização de Enfermagem na atenção básica. Ao abordar temas como prescrição de medicamentos e solicitação de exames, Helga Bresciani lembrou que é preciso padronizar esses processos. “Trabalhamos muito e precisamos registrar tudo que fazemos, por isso a sistematização é tão importante, pois nos permite realizar a assistência com mais segurança e qualidade”, disse ela.

Helga_fala

Helga deu como exemplo Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Coren/SC e pela Secretaria Municipal de Florianópolis para compartilhar protocolos de Enfermagem desenvolvidos pela Comissão Permanente da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Eles serão compartilhados com outros municípios catarinenses.

“A aplicação dos Protocolos de Enfermagem na prática assistencial são fundamentais para direcionar os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para qualidade e segurança dos serviços, além de ampliar a autonomia dos Enfermeiros, conforme prevê a Lei do Exercício Profissional”, disse a presidente do Coren/SC. A conselheira do Coren/SC e gerente de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Elizimara Ferreira Siqueira, acompanhou o evento.

 

Depois da apresentação, a presidente respondeu algumas perguntas dos participantes do Encontro.