Coren/SC vai financiar 20 inscrições para XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno em Florianópolis

Os profissionais de Enfermagem em dia com o Coren/SC interessados em participar do IV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e do IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável – ENACS, que ocorrerão em Florianópolis, de 22 a 25 de novembro, poderão se inscrever sem custo. Serão 20 inscrições pagas pelo Conselho, sendo 10 para Enfermeiros e 10 para Técnicos de Enfermagem, sendo que serão aprovadas as 20 por ordem de inscrição.

O evento é promovido pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil) e essa edição tem como presidente a conselheira do Coren/SC,  Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, membro da Rede IBFAN Brasil.

Desde 1991, a Rede IBFAN Brasil, em parceria com grupos de mães e outras entidades ligadas à área da saúde, realiza o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que é um evento de âmbito nacional voltado para a atualização e o debate amplo sobre o aleitamento materno em defesa das crianças pequenas a uma alimentação saudável desde o nascimento. Considerado tradicional no calendário de eventos científicos do país, ao longo de sua trajetória tem construído e consolidado um espaço de discussão, reflexão, troca de saberes e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos, grupos de mães, agentes comunitários de saúde e estudantes, pautando-se nas múltiplas dimensões que envolvem a prática de amamentar. A partir de 2010 passamos a incluir no evento discussões que abordam também as práticas de alimentação complementar, levando em conta que as recomendações científicas para a boa alimentação infantil são: aleitamento continuado depois do sexto mês com a introdução de alimentação complementar saudável até pelo menos o segundo ano de vida, e amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. Assim, este será o IV ENACS (Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável).

O tema central deste XIV ENAM e IV ENACS – “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Sustentabilidade no Século XXI” foi pensado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas ligações com o aleitamento materno, fazendo conexões diretas com a nutrição sustentável e a segurança alimentar; a saúde sustentável e o sistema de saúde; a sustentabilidade do meio ambiente e a mudança climática; e a produtividade, trabalho e o “empoderamento” das mulheres. Portanto, sejam todos muito bem vindos para esse período de debate, construção e fortalecimento de conhecimentos. Aproveitem a hospitalidade da Ilha da Magia, conhecendo as suas belezas naturais e sua cultura.

Mais informações do evento:  www.enam.org.br

Obs: As vagas já foram todas preenchidas (29/07/2016).