Conselho Nacional de Saúde lança Manifesto em Defesa do SUS

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou na última Reunião Ordinária, realizada nos dias 06, 07 e 08 de julho, um Manifesto em Defesa do SUS.

O documento argumenta que a PEC 241, de 2016, que pretende congelar gastos públicos por 20 anos, sem nem levar em conta o crescimento e o envelhecimento populacional, descumprirá a Constituição pela via fiscal, se aprovada. O legislador constitucional, como medida de segurança, garantiu recursos públicos mínimos para a saúde. Por isso a vinculação de recursos não pode ser tida como fonte de ineficiência na aplicação de recursos, muito menos como fonte de problemas fiscais, como diz a exposição de motivos da PEC.

No final, o Manifesto diz que a dignidade humana e a solidariedade, preconizadas pela Constituição como fundamentos da República, estarão violadas se se retrair o financiamento da saúde pública em nome do ajuste fiscal. Não se acalma o mercado com desassossego da população, uma vez que motivo primeiro e último do Estado é a garantia de bem estar de sua população. Ajuste fiscal que desajusta o direito e a vida das pessoas não pode ser sustentado por representantes do povo que tem o dever de garanti-lo.

Leia o MANIFESTO NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CNS_MANIFESTO_EM_DEFESA_DO_SUS_pag1CNS_MANIFESTO_EM_DEFESA_DO_SUSCNS_MANIFESTO_EM_DEFESA_DO_SUS_pag3