Palestra aborda ética e responsabilidade para profissionais de São José

Para debater a ética e a responsabilidade no trabalho da Enfermagem, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, fez uma palestra para os profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São José sobre o tema no dia 21 de setembro. Ela apresentou os fundamentos da ética e destacou que cuidar do cuidado humano requer formação do próprio ser humano cuidador, com razão e sentido, sensibilidade, estética, espiritualidade e clareza ética.

 

Segundo a apresentação, são necessários investimentos e esforços para a produção de tecnologias de cuidado e de gerenciamento do cuidado. Ao mostrar a legislação, Helga enfatizou as responsabilidades dos profissionais de Enfermagem e a necessidade de cumprir os compromissos assumidos profissionalmente.

 

“A união da categoria é fundamental para que se alcance o objetivo de consolidar a estrutura ideal da profissão”, disse ela.

Em outro ponto, a palestra ressaltou que a Responsabilidade Técnica dos Serviços de Enfermagem é uma atribuição específica e inerente ao profissional Enfermeiro, que deve estar habilitado na forma da legislação vigente, e que responde, tecnicamente pela assistência e qualidade dos serviços prestados sob sua responsabilidade. “Mais do que uma exigência legal é uma garantia que as instituições prestam a seus clientes, cuidados de Enfermagem executados sob supervisão de um profissional habilitado”, lembrou.

2016-09-21-PHOTO-00000377

A presidente do Coren/SC abordou ainda a importância das Comissões de Ética de Enfermagem, que atuam como órgãos representativos dos Conselhos Regionais junto a instituições de saúde, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem. Estas são consideradas importantes instâncias para assegurar a conduta ética dos profissionais de Enfermagem.

Para encerrar, ela abordou os desafios como os que tem impedido de avançar com a Sistematização da Assistência de Enfermagem para organizar o processo de trabalho, assim como explicitar a SAE dentre as concepções tecnológicas no Processo de trabalho da Enfermagem  e a possível resistência a implantar o SAE nas instituições.