Coren/SC aborda tema do cuidado integral no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

A delegação do Coren/SC participa das atividades do 19o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCEnf) e levou para o estande do Estado as últimas publicações editadas – Série Coren/SC Orienta sobre Cuidados Paliativos e Projeto Primeira Inscrição – além de promover a campanha do Outubro Rosa com camisetas dos participantes e distribuição dos lacinhos cor de rosa.

Ao som de ritmos típicos, a entrada das delegações de todo o Brasil deu início à solenidade de abertura  na noite de terça-feira (18/10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os conselheiros Alessandra Junkes Coutinho e Edison Farias Alves estavam vestidos de Frida e Fritz, representando um típico casal alemão já que estamos na época da Oktoberfest em Blumenau. Participam ainda do CBCEnf a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, as conselheiras Priscila Rodrigues da Cunha e Ioná Vieira Bez Birolo, as funcionárias Karen Ramos Nascimento, coordenadora da Comunicação, e Dayane Oliveira de Souza, do setor de Cobrança.

Equipe_Helga_conselheiros Ioná_casalFrida_fritz

Superando o número de inscrições previstas, o evento lotou o auditório das Árvores e as salas onde foi transmitido ao vivo, por telão.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a necessidade de resistir e inovar frente à crise político-econômica e de formação profissional, que afeta o Brasil e a Enfermagem. “Vivemos um momento em que precisamos resistir e inovar. Resistir à PEC 241, a PEC da maldade, que congela os investimentos em Saúde e Educação por 20 anos, podendo condenar ao atraso toda uma geração”.  Nota técnica publicada pelo IPEA estima que a Saúde pode perder até R$ 743 bilhões em 20 anos, inviabilizando a universalização da assistência nos termos da Constituição Federal.

Neri ressaltou, ainda, a necessidade de inovar na educação, contendo a formação desordenada, que afeta a qualidade da assistência e degrada as condições de trabalho dos 1,8 milhão de profissionais de Enfermagem brasileiros. O conselho apoia o fim da formação de profissionais por EaD, a criação de exame de suficiência e um maior controle da abertura de novos cursos e vagas.

O Congresso – Com o tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a Profissão”, o 19º CBCENF acontece pela primeira vez na região Centro-Oeste, contribuindo para descentralizar a produção científica. A programação, iniciada na manhã de ontem (20/10) com cursos e oficinas pré-Congresso, prossegue até sexta-feira (21/10) com palestras, mesas redondas, audiência pública, apresentações de experiências exitosas e trabalhos científicos na modalidade e-poster e comunicação coordenada. Durante o congresso, serão realizados, ainda, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem, além de lançamentos de livros e guias técnicos.

CBCENF 029 CBCENF 107

Veja mais fotos aqui.