Administração de medicamentos foi tema de palestra em Criciúma

2016-10-14-PHOTO-00000008Os integrantes da Comissão de Ética do Hospital São João Batista, em Criciúma, convidaram o Coren/SC para ministrar palestra sobre a administração de medicamentos. A presidente do Conselho, Helga Regina Bresciani, esteve lá no dia 11 de outubro e fez uma apresentação para os profissionais de Enfermagem com o objetivo de melhorar a assistência e diminuir erros.

Além de abordar os conceitos de medicamentos e suas funções – preventiva, paliativa, curativa e substitutiva – a presidente do Coren/SC mostrou detalhes de como a droga age no organismo e como muda sua concentração nos diferentes locais do corpo do paciente. “Quando administrados erroneamente, os medicamentos podem causar prejuízos por diversos fatores, como incompatibilidade farmacológica, reações indesejadas e interações farmacológicas”, alertou Helga.

Os participantes puderam tirar dúvidas e esclarecer alguns procedimentos cotidianos. A presidente apresentou ainda informações sobre a ação da Enfermagem, com consciência, segurança, conhecimentos ou acesso às informações necessárias, já que as dúvidas e incertezas são fatores de risco para a ocorrência de erros no processo de administração de medicamentos. “Cabe ao enfermeiro a supervisão das atividades de Enfermagem durante o preparo e administração, já que possui formação com conhecimentos suficientes para conduzir tal prática de modo seguro”, frisou.  

Ao concluir, Helga destacou que é preciso promover nas instituições a educação e supervisão contínua, realizada pelo enfermeiro em seus diversos ambientes de trabalho, mais a pesquisa, todas práticas altamente fecundas. Por fim, relembrou que a elaboração de “protocolos” sobre medicamentos pode auxiliar significativamente a assistência de enfermagem livre de riscos.