Cofen apresenta modelo de sistema de Ouvidoria

Desde que foi regulamentada a Lei de Acesso à Informação, as entidades públicas devem manter canais de atendimento de fácil acesso à população. A responsável pela Ouvidoria Geral do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Camila Belisário, esteve no Coren/SC junto com o técnico em Tecnologia da Informação, Ciro Vargas de Souza Marques, para apresentar como funciona o sistema implantado pelo Cofen e que teve reformulações no ano passado.

A reunião foi realizada dia 21 de fevereiro e contou com a presença das conselheiras Angela Blatt Ortiga e Míssia Mesquita Páscoa, e das chefias do Coren/SC, além do responsável pela Ouvidoria.

DSCN3720

Na apresentação, Camila ressaltou a importância dos conselhos terem um canal único oficial de atendimento, pois assim os relatórios são mais fidedignos com a realidade e o controle dos pedidos é mais eficiente. O Coren/SC implantou a Ouvidoria em 2015 para receber as demandas dos profissionais e da sociedade.

Os dois representantes do Cofen apresentaram o sistema da Ouvidoria, que encaminha as questões dos profissionais para os departamentos correspondentes e para outros conselhos, quando necessário.

Depois, eles mostraram o portal da transparência, suas funcionalidades e o padrão criado para que os conselhos regionais pudessem implantar com tranquilidade. No ano passado o Coren/SC implantou o portal da transparência com um layout próprio e todas as funcionalidades exigidas pelos órgãos de controle. Foram esclarecidas muitas dúvidas sobre os dois temas.

Ao final da reunião ficou encaminhado que o Coren/SC vai avaliar as possibilidades de implantação ou adaptação.