Entrega do Prêmio Destaque valoriza os profissionais de Enfermagem

Emoção, encontros e troca de informações entre os profissionais de Enfermagem vindos de todo o Estado foram os ingredientes para a solenidade de entrega do Prêmio Destaque Profissional da Enfermagem 2017 ocorrida na noite do dia 16 de maio. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), o evento reuniu duzentos participantes no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis, incluindo 37 dos 40 premiados, familiares, convidados e autoridades.

A mesa de honra foi composta pela presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, a vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, a deputada estadual Ana Paula Lima, a presidente da ABEn/SC Mágada Tessmann, os secretários municipais de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, e de São José, Cinara Simioni, e a enfermeira Daniela Farinella Jora, presidente da Comissão Temporária do Prêmio.

A entrega do Prêmio foi feita para 37 dos 40 profissionais que foram sorteados publicamente no dia 26 abril para  receber a honraria. Outros 35 profissionais que também foram indicados receberão um Certificado de Honra ao Mérito. O objetivo do Prêmio é dar visibilidade às boas práticas dentro das instituições, já que são as equipes que escolhem os indicados, além de valorizar a Enfermagem em todas as áreas de atuação e em todas as regiões do Estado.

Para falar em nome dos auxiliares de Enfermagem Janete Pereira dos Santos agradeceu a homenagem. Em nome dos técnicos fez uso da palavra Fábio Ramos Nunes Fernandes que fez um discurso efusivo em defesa da valorização dos profissionais. A professora da UFSC Angela Alvarez, que foi presidente da ABEn Nacional, falou em nome dos enfermeiros homenageados ressaltando as habilidades dos profissionais.

“Destacar profissionais de Enfermagem da atenção à saúde pela vontade e apreciação dos respectivos pares nos faz mais e mais convencidos de que o compartilhamento, a parceria, faz ratificação de que não há melhor caminho para uma decisão que o do compartilhar em convivência”, disse a presidente do Coren/SC, que complementou: “Acreditamos no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e na educação com vistas à produção de um cuidado em saúde integral e o compromisso firmado em primar pela qualidade. Para tanto, não deixamos de lutar pela valorização de todos os profissionais envolvidos e por melhores condições de trabalho.

A vice-reitora da UFSC representou o reitor Luiz Carlos Cancellier e destacou o trabalho em equipe, as pesquisas acadêmicas e a necessidade contínua de valorizar a atuação da categoria em todas as áreas. A presidente da ABEn/SC lembrou que estes momentos são fundamentais para dar visibilidade à profissão e que a essência do cuidado deve ser sempre lembrada. O secretario municipal de Saúde da Capital enfatizou a importância dos profissionais de Enfermagem nas equipes e afirmou “que seria ideal poder transformar estas boas práticas individuais em práticas coletivas”. A deputada Ana Paula Lima representou a Assembleia Legislativa e destacou a defesa que sempre faz da profissão no parlamento com projetos e encaminhamentos. A presidente da Comissão Temporária comentou que os premiados representam toda a categoria e ainda abordou um pouco sobre a organização desta premiação e como vem sendo importante para as equipes dentro das instituições detectarem os diferenciais

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “ENFERMAGEM VISÍVEL”- Na oportunidade foi lançada a exposição do cotidiano dos profissionais de Enfermagem. As fotos foram feitas pelos alunos do curso de fotografia do Senac, sob supervisão do professor André Sielski. Foram feitas as imagens profissionais do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Hospital Baía Sul e Unidade de Saúde da Prainha em Florianópolis.

CONFIRA OS PREMIADOS

Entre os 40 sorteados, estão nove profissionais indicados por instituições de saúde área da educação superior, educação profissional, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/SC), pelo Coren/SC e pelas entidades sindicais representativas.

1. ADRIANA FATIMA  BEDIN – São Miguel do Oeste
  2. ALACOQUE LORENZINI ERDMANN – Florianópolis