ENTREVISTA – Enfermeiras de Campos Novos (SC) desenvolvem abridor de ampolas para reduzir acidentes de trabalho

Edilsa abridor de ampolasA entrevistada do mês de julho é a enfermeira Edilsa Cardoso dos Passos, formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba (SC). Atualmente, Edilsa trabalha no hospital Dr. José Athanásio, em Campos Novos (SC). Edilsa, Jéssica Walter Bueno (na foto abaixo) e Vilma Beltrame, desenvolveram um abridor de ampolas para reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho entre os profissionais da saúde. Para o desenvolvimento da peça (abridor de ampolas) inicialmente, as profissionais utilizaram madeira, depois, cano PVC e, por fim, optaram pelo material com melhor capacidade de esterilização que é o aço inox. A peça foi testada e aplicada em diversos tamanhos e modelos de ampolas e Edilsa conta que foi obtido um ótimo resultado. Agora, as autoras do projeto buscam uma parceria para industrializar o produto e disseminar por todo o país. Confira o depoimento de Edilsa:

Coren/SC – Qual sua experiência na Enfermagem?
Trabalho como enfermeira há 10 meses na área hospitalar na minha cidade, mas antes disso atuei durante seis anos como técnica em Enfermagem, também na área hospitalar.

Jéssica abridor de ampolas

Coren/SC – Por que desenvolveu este produto?
No dia a dia do trabalho de Enfermagem, vivenciei e soube de vários acidentes de trabalho com perfuro cortantes entre os profissionais de Enfermagem. Muitos destes acidentes foram resultantes do procedimento simples de abrir ampolas e ocorreram tanto comigo quanto com colegas, causando cortes nas mãos e dedos, o que provoca risco de contaminação e prejuízos no cuidado dos pacientes. Por isso, ao desenvolver meu trabalho de conclusão de curso na Unoesc, fui atrás de alternativas que pudessem facilitar essa abertura, criando um abridos de ampolas para proteger os profissionais e testei alguns modelos que eu mesma desenvolvi, até chegar no modelo que funcionou com total segurança.
Coren/SC – Como os profissionais podem usar este abridor de ampolas?
Como rotina é uma peça leve, de fácil manuseio e pode inclusive ser usado como material de bolso. Cada profissional pode ter o seu, ou a instituição pode disponibilizar para as alas. Aqui está um desenho do projeto que executamos.
Coren/SC – Quais os benefícios do abridor de ampolas em comparação com outros métodos?
O custo financeiro é mais baixo e fácil de manusear, além  de ser prático para limpar, pois pode ser esterilizado várias vezes sem prejuízo à durabilidade do mesmo.
Coren/SC – Você está buscando alguma empresa para produzir?
Estamos registrando o produto, testando em algumas instituições. Mas para poder produzir em escala precisaríamos contar com uma parceria que pudesse industrializar e assim difundir em todo o país.