Homologadas as inscrições de entidades que querem participar do Conselho Municipal de Saúde

A Comissão de Eleições do Conselho Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste, homologou esta semana, as inscrições das entidades interessadas em compor o CMS, durante a gestão 2017/2019. De acordo com a coordenadora da Comissão, Adriana Dessuy, a eleição vai ocorrer no próximo dia 31 de julho, a partir das 18h30min, no Salão Nobre da Prefeitura. Na ocasião, serão escolhidas as entidades e Mesa Diretora do Conselho.

O atual presidente do CMS, Diogo Spengler, explica que, conforme o estatuto, 50% dos integrantes devem ser representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% indicados por profissionais da Saúde, e outros 25%, pelo poder público e gestores.

“A principal novidade deste ano, é o aumento da representatividade. Estamos aumentando de 24 para 28 o número de cadeiras do Conselho”, ressalta Spengler.

O Conselho Municipal de Saúde é o órgão responsável por discutir mecanismos de otimização dos serviços prestados na área, além de fiscalizar as ações da Secretaria. A atual gestão também investiu na formação e qualificação dos conselheiros, para que estejam preparados para desempenhar sua função da melhor forma possível.

ENTIDADES INSCRITAS:

Representantes dos Usuários do SUS

– Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer;

– Pastoral da Criança São Miguel Arcanjo;

– Paróquia São Miguel Arcanjo – Pastoral da Saúde;

– Associação das Senhoras de Rotarianos (Rotary);

– Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação;

– União das Associações de Moradores de Bairros (UAMB);

– Conselho das Igrejas;

– Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo);

– JCI;

– Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL);

– Associação de Moradores do Bairro Santa Rita;

– Associação dos Afrodescendentes de São Miguel do Oeste (Afrodesmo);

– Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Miguel do Oeste (Acomar);

– Sindicato dos Empregados no Comércio do Extremo Oeste de Santa Catarina (SECEOSC).

Representantes dos Profissionais da Saúde

– Conselho Regional de Medicina (CRM);

– Conselho Regional de Farmácia (CRF);

– Conselho Regional de Odontologia (CRO);

– Conselho Regional de Enfermagem (COREN);

– Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO);

– Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Extremo Oeste (AFITOEX).

Representantes do Poder Público e Gestores

– Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB);

– Secretaria Municipal de Educação;

– Secretaria Municipal de Assistência Social;

– Secretaria Municipal de Saúde;

– Unoesc São Miguel;

– Gerência Regional de Saúde;

– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Fonte: Jornal O Regional