Coren/SC promove encontro com vereadores que são profissionais de Enfermagem

Com o objetivo de aproximar a autarquia dos legislativos municipais e formar uma rede de intercâmbio entre os profissionais de Enfermagem que foram eleitos vereadores em 2016, o Coren/SC promoveu na tarde de 11 de dezembro um encontro para debater alguns temas de interesse da categoria. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, recebeu a enfermeira Elisangela de Fátima Salvador, de Coronel Martins, no Oeste do Estado; enfermeiro Gustavo de Jesus, de Balneário Rincão, no Sul; e Janayna Gomes Silvino, de Itapoá, no Norte catarinense. O enfermeiro Jorge Lorenzetti, assessor parlamentar da deputada Ana Paula Lima, participou do encontro.

DSCN7884DSCN7874Todos eles estão no primeiro mandato e falaram das suas experiências no atendimento das demandas da população. Um dos pontos de debate foi o sobre o papel da(o) enfermeira(o) na Atenção Básica e a tentativa do Conselho Federal de Medicina de impedir a atuação na requisição de exames. O vereador Gustavo de Jesus falou que em Içara, ao lado de Rincão e cidade onde ele trabalha, foi aprovada uma lei que autoriza a requisição de exames pelas(os) enfermeiras(os).

A presidente do Coren/SC apresentou uma justificativa e estudo sobre a regulamentação municipal da jornada de 30 horas para que eles pudessem avaliar a possibilidade de formulação de projeto de lei. Outro assunto levantado foi sobre a capacitação dos profissionais a respeito da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e das consultas de Enfermagem.

Por fim, Helga mostrou o termo de cooperação realizado com a Prefeitura de Florianópolis para desenvolver Protocolos de Enfermagem que podem ser replicados em todos os municípios.

Os participantes avaliaram o encontro como muito produtivo e importante para trocar informações sobre a saúde e a atuação dos profissionais de Enfermagem.