Enfermagem Forense foi tema de pauta da Reunião Plenária do Coren/SC

 

Com o objetivo de debater a importância da Enfermagem Forense e pedir apoio do Coren/SC ao tema, o tesoureiro da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (Sobef), enfermeiro Aloisio Olimpio, esteve na Reunião Plenária realizada nessa terça-feira (20/2).

A entidade promove a assistência de Enfermagem às vítimas e perpetradores de violência, durante o ciclo vital ou post mortem, facilitando a elucidação dos fatos, por meio da pratica ética e imparcial. Hoje no Brasil não existem especialistas na área, a não ser os que foram treinados na prática e estão difundindo o tema para conseguir o reconhecimento nacional e internacional no desenvolvimento do conhecimento e da assistência de Enfermagem Forense nos seus diversos campos de atuação, seja no âmbito público ou privado.

Aloisio explicou que a Sobef socializa o conhecimento na área por meio de eventos, como o Congresso Internacional que vai ocorrer de 14 a 16 de junho, na USP de Ribeirão Preto. Ele pediu apoio do Coren/SC para debater o tema no Estado. “Os números de violência são alarmantes em todo o país, precisamos defender a justiça social e profissionalizar a categoria”, disse ele.

A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, junto com os conselheiros presentes, disseram que irão conversar com as escolas de graduação em Enfermagem e com a Associação Brasileira de Enfermagem – seção Santa Catarina (ABEn/SC), para fazer um movimento sobre essa área, sugerir a disciplina na grade curricular dos cursos e depois ampliar para cursos de especialização.

“Podemos ainda promover um simpósio sobre o tema em Santa Catarina, trazendo profissionais gabaritados e envolvendo várias instituições representativas da área da saúde e da Enfermagem”, disse Helga.

 

SAIBA MAIS SOBRE O CONGRESSO, clique aqui