Vamos conversar sobre Saúde Mental?

1Cofen inicia campanha digital sobre o tema nas redes sociais

A campanha começa nesta segunda-feira, 12, com a proposta de falar aos profissionais sobre um tema que aflige atualmente, milhares de pessoas no mundo, e também, milhares de profissionais de diversas áreas, principalmente a área da Saúde, que é a depressão e outras doenças da saúde mental.

A campanha quer dialogar com os profissionais de enfermagem sobre a importância da prevenção desses problemas e dos cuidados que devem ter.  Com a Hashtag #UmGestoDeCuidado, vamos abordar os principais temas da Saúde Mental, e dos transtornos que podem ocorrer com as pessoas. Vamos falar dos cuidados e trocar ideias com os profissionais.

Conhecemos os problemas externos que afligem os nossos profissionais, como a carga de trabalho excessiva, o desrespeito, a falta de uma Lei salarial mais digna, entre outros, e lutamos junto aos governos, federal, estadual e municipal, para mudar essa situação. Em alguns estados já tivemos resultados positivos, mas queremos que o reconhecimento seja em todo o país. Nossos projetos estão esquecidos no Congresso, mas continuamos pressionando e vamos vencer!

Além disso, o trabalho da enfermagem é muito estressante, muito corrido, afinal, trabalhamos com a vida de outras pessoas. Mas e a nossa vida, como estamos cuidando da nossa saúde?

Para a conselheira federal Dorisdaia Humerez, mestre em enfermagem psiquiátrica, a enfermagem por ser uma profissão que lida continuamente por dimensões interpessoais de forma integral, convive com o sofrimento emocional diariamente. “O profissional de enfermagem deve sempre cuidar de sua saúde mental, para garantir melhor qualidade de vida. A campanha que o Cofen inicia, vem em bom momento. Será uma ótima oportunidade para repensar juntos com os profissionais sobre a nossa saúde mental”, enfatizou.

Não podemos deixar que a classe continue adoecendo. Precisamos continuar, sermos fortes e lutarmos para conseguir aprovar todos os projetos que são de extrema importância.  Mas paralelo às nossas reivindicações, precisamos cuidar da saúde. Ter formas de diminuir o estresse, relaxar, cuidar das doenças, das dores.

É sobre tudo isso que a campanha do Cofen vai tratar nos próximos dois meses. O jornalista Neyson Freire, chefe de comunicação do Cofen, solicita a participação de todos os Conselhos Regionais e dos profissionais para compartilharem a Campanha e participar.  Para ele, “a vida das pessoas passa pelas mãos da enfermagem todos os dias e recebem cuidados, atenção, tratamento, e a cura. Mas e a vida do profissional como está? Como estão se cuidando. É preciso cuidar e ser cuidado”.

Fonte: Cofen