Defesa do SUS marca posse da nova gestão do Cofen realizada dia 19 de abril em Brasília

A defesa do Sistema Único de Saúde e da democratização marcou a cerimônia de posse do novo plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Gestão 2018-2021), realizada nesta noite (19/4), em Brasília. Com presença de dirigentes de todos os Conselhos Regionais, gestores e presidentes das principais entidades da profissão, o evento demonstrou a união da Enfermagem brasileira. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, acompanhou a solenidade junto com a conselheira secretária, Daniella Farinella, e a conselheira tesoureira, Alessandra Junkes Coutinho.

Presidente reeleito por unanimidade, Manoel Neri emocionou ao relembrar sua trajetória desde a infância em vila rural de Porto Velho/RO até converter-se na principal liderança do processo de abertura e democratização dos conselhos de Enfermagem. Por sua história, Neri foi homenageado pela vice-presidente Irene Ferreira, que se despede do plenário.

A defesa do Sistema Único de Saúde é um compromisso da Enfermagem, ressaltou Neri, convidando cada conselho regional a “atuar como uma trincheira de resistência ao desmonte do SUS”. “O SUS é patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser defendido e ampliado”,  afirmou, sob aplausos. Ataques ao SUS afetam diretamente a Enfermagem, que responde por mais da metade dos recursos humanos em Saúde.

Na solenidade, a Associação Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati) realizou a entrega do título de doutor honoris causas ao presidente Manoel Neri e ao conselheiro federal eleito Ronaldo Beserra.“O que está em jogo é o processo democrático no nosso país. Estamos vivendo uma retirada de direitos sem precedentes”, afirmou a deputada estadual Enfermeira Rejane, ressaltando que a reforma trabalhista que atinge em cheio os profissionais de Saúde. Enfermeira e vereadora da primeira capital do Brasil, Aladilce destacou o impacto da Emenda Constitucional 95/2016, que congela por 20 anos os investimentos em Saúde e Educação.

Novo plenário – O novo plenário, empossado nesta noite, é composto por profissionais de todas as regiões brasileiras e que atuam em diversas áreas da Enfermagem. Defende o legado de resgate da imagem institucional construído nos últimos anos, e traz propostas de ações no campo da fiscalização, apoio aos Conselhos Regionais, aprimoramento técnico-científico, responsabilidade social, pesquisa e formação em Enfermagem.

CONSELHEIROS EFETIVOS: Antônio José Coutinho de Jesus – ES; Antônio Marcos Freire Gomes – PA; Gilney Guerra de Medeiros – DF; Gilvan Brolini – RR; Lauro Cesar de Morais – PI; Luciano da Silva – SP; Manoel Carlos Neri da Silva – RO; Maria Luísa de Castro Almeida – BA; Nádia Mattos Ramalho – RJ

CONSELHEIROS SUPLENTES: Heloisa Helena Oliveira da Silva – RN; Jose Adailton Cruz Pereira – AC; Marcia Anésia Coelho Marques dos Santos – TO; Osvaldo Albuquerque Sousa Filho – CE; Ronaldo Miguel Beserra – PB; Rosangela Gomes Schneider – RS; Valdelise Elvas Pinheiro – AM; Waldenira Santos Fonseca – AP; Wilton José Patrício – ES