Presidente do Coren/SC apresenta Programa de Adesão aos Protocolos durante 9º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Corens

Durante reunião com os presidentes dos conselhos regionais de Enfermagem do país e conselheiros, na programação do 9º Seminário Administrativo (Semad), a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, apresentou o Programa de Adesão ao Uso de Protocolos de Enfermagem, uma experiência local de elaboração e trabalho orientado por protocolos. Outro case apresentado com a mesma temática, mas metodologia diferente, foi do Coren/GO.

Em Santa Catarina, os Protocolos de Enfermagem foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (Capital) e podem ser implantados pelos municípios interessados. São conjuntos de procedimentos e documentos que definem a atuação da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

“Esses Protocolos permitem direcionar o trabalho na prática assistencial para um atendimento mais seguro”, afirmou Helga ao mostrar para os demais presidentes os detalhes de implantação e como estão sendo realizadas as assinaturas de termos de cooperação com as prefeituras.  “Temos três prefeituras que aderiram ao uso dos protocolos e os enfermeiros já passaram por capacitação com a equipe do Coren/SC e da Prefeitura de Florianópolis”, destacou ela. As cidades de Antônio Carlos, Rancho Queimado e Rio do Sul já estão fazendo uso dos protocolos e outras 10 prefeituras solicitaram informações para assinar a parceria. Em termos operacionais, a presidente catarinense esclareceu que os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.