Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem participa de treinamento de mídia

Coordenadores de fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem participaram, nesta terça-feira (24/4), de treinamento de mídia com a equipe de comunicação do Cofen. O curso buscou prepara-los para entrevistas e discutir estratégias para melhorar a comunicação e o relacionamento com a imprensa. A assessora da área de atendimento ao profissional, Karla Barzan, participou do treinamento pelo Coren/SC.

“O trabalho e a rotina dos veículos de comunicação, a linguagem homogênea, a clareza na exposição de ideias, a postura frente os profissionais e a valorização mútua do emissor e do difusor de informação, integram as ferramentas essenciais para uma comunicação eficiente, potencializada e eficaz diante dos nossos objetivos”, afirmou Neyson Freire, chefe de Comunicação do Cofen.

Após apresentação e debate, os fiscais participaram de simulação entrevistas ao vivo, testando suas habilidades e pensar coletivamente sobre como melhorar a comunicação. Os participantes receberam o Guia de Comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e o Guia de Boas Práticas em Redes Sociais. Os documentos integram a política de comunicação, que estabelece mecanismos para ampliar o diálogo com os profissionais de Enfermagem e a integração dos conselhos.

“Os fiscais também são porta-vozes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e precisam estar preparados para entrevistas, precisam compreender o processo comunicacional numa entrevista para evitar riscos desnecessários, reconhecer e produzir valor numa interlocução, conhecer os limites éticos do jornalismo para se defender dos excessos e imprecisões das notícias”, destacou Walkírio Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen, durante o encerramento do treinamento.

O treinamento contou com a participação dos membros da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen, dos jornalistas Max Gonçalves e Cristina Pedrosa e dos presidentes dos Conselhos de Enfermagem do Amazonas, Espírito Santo e Roraima.

Com informações da Ascom – Cofen