Mais de 500 pessoas prestigiam abertura da 79a Semana Brasileira de Enfermagem da ABen/SC

Na noite de segunda-feira (14/5), foi realizada no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, a abertura da 79a Semana Brasileira de Enfermagem da ABen Seção Santa Catarina. A presidente da entidade, Magada Tessmann, foi a anfitriã da noite junto com a deputada estadual Ana Paula Lima.  Os eventos da Semana ocorrem entre os dias 12 e 20 deste mês com atividades programadas em diversos pontos do Estado.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve presente e foi uma das homenageadas da noite, junto com a deputada e o enfermeiro Gelson Albuquerque, que não pode estar presente. Em sua fala, Helga aproveitou para anunciar ao público de mais de 500 pessoas, na maioria estudantes, a audiência pública que ocorrerá em junho para debater o Ensino a Distância na área da saúde. O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, também esteve presente.
Depois da solenidade de abertura, a professora doutora da UFSC, Denise Pires, fez uma conferência sobre o tema da Semana:  “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”.

Estiveram ainda na mesa de honra, a vice-presidente da ABEn/SC, Jussara Gue Martini, o representante das Escolas Técnicas de Santa Catarina, Marco Aurélio Fernandes Jordano,  e o representante dos estudantes, Gustavo da Cunha Teixeira, do Centro Acadêmico da UFSC.

“O Parlamento catarinense sempre foi parceiro das entidades representativas desses profissionais, que se dedicam ao cuidado das pessoas, mas que também precisam ser cuidados e valorizados. Por isso, todos os anos, no período em que se celebra a Semana da Enfermagem, promovemos ações alusivas à data, como palestras e capacitações, para que estes profissionais possam se reunir e debater temas importantes para sua área de atuação, como as dimensões do cuidar”, destacou Ana Paula na ocasião.

Dimensões do cuidar

A programação da 79ª Semana da Enfermagem inclui a realização de diversas atividades, tais como conferências, simpósios, oficinas e exposições, além de rodas de conversas e atividades comunitárias, todas em torno de um eixo comum, a dimensão do cuidar.

A temática foi definida pela direção nacional da ABen em conformidade com o conteúdo que também será discutido entre os dias13 e 16 de novembro, em Curitiba, em eventos como o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, o 5º Colóquio Latino-americano de História da Enfermagem e o 6º Seminário Nacional de Diretrizes para a Enfermagem na Atenção Básica em Saúde.

No estado, a meta da Aben-SC é proporcionar a estudantes e profissionais da área uma reflexão sobre os fundamentos que alicerçam a profissão, buscar a melhoria do atendimento prestado e discutir as políticas públicas voltadas à saúde. “Nosso objetivo é deflagrar uma onda de debates em torno da temática, possibilitando que estes profissionais, que muitas vezes não têm a oportunidade de frequentar cursos, possam aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, bem como desenvolver a cidadania e a capacidade política de discussão”, afirmou a presidente da ABen/SC, Mágada Tessmann.